Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

Sérgio Rodrigues vence o Prêmio Portugal Telecom

O escritor  Sérgio Rodrigues, colunista do site de VEJA, venceu nesta segunda-feira a 12ª edição do Prêmio Portugal Telecom na categoria romance com O Drible (Companhia das Letras). O livro também foi anunciado como o melhor do ano em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. Em 2014, O Drible concorreu também aos prêmios Jabuti e […]

Por Meire Kusumoto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 02h30 - Publicado em 8 dez 2014, 22h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • sergio_rodrigues_620O escritor  Sérgio Rodrigues, colunista do site de VEJA, venceu nesta segunda-feira a 12ª edição do Prêmio Portugal Telecom na categoria romance com O Drible (Companhia das Letras). O livro também foi anunciado como o melhor do ano em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. Em 2014, O Drible concorreu também aos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura. No total, Sérgio receberá 50.000 reais pela vitória na categoria romance e outros 50.000 pelo grande prêmio.

    O Drible retrata a tentativa de reaproximação de um cronista esportivo já na casa dos 80 anos de seu filho, com quem está brigado há um quarto de século. Por meio de histórias e anedotas sobre o futebol brasileiro, Murilo Filho tenta construir uma ponte para chegar a Neto.

    Leia também: ‘1889’ e ‘Breve História de um Pequeno Amor’ levam Jabuti

    Nascido em 1962 em Muriaé, Minas Gerais, Sérgio Rodrigues tem sete livros publicados. No site de VEJA, ele assina dois blogs, Todoprosa e Sobre Palavras. O escritor concorreu ao prêmio de melhor romance com Gonçalo M. Tavares, autor de Matteo Perdeu o Emprego (Foz Editora), Carlos de Brito e Mello por A Cidade, o Inquisidor e os Ordinários (Companhia das Letras) e Veronica Stigger por Opsanie Swiata (Cosac Naify).

    Na categoria contos e crônicas o vencedor foi o brasileiro Everardo Norões, por Entre Moscas (Confraria da Verbo). Ele concorreu com Asa de Sereia (Arquipélago), de Luís Henrique Pellanda, Nu, de Botas (Companhia das Letras), de Antonio Prata, e Viva o México (Tinta da China), de Alexandra Lucas Coelho.

    Continua após a publicidade

    Já em poesia, o português Gastão Cruz levou o prêmio de 50.000 reais por Observação de Verão Seguido de Fogo (Móbile). Concorreram com ele os livros Brasa Enganosa (Patuá), de Guilherme Gontijo Flores, Ximerix (Cosac Naify), de Zuca Sardan, e Vozes (Iluminuras), de Ana Luísa Amaral.

    Em 2013, o vencedor do Portugal Telecom foi José Luiz Passos, com o romance O Sonâmbulo Amador (Alfaguara). Em 2012, foi a vez de Valter Hugo Mãe, com A Máquina de Fazer Espanhóis.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.