Rubens Figueiredo e Marcelo Ferroni vencem Prêmio São Paulo de Literatura
O Governo do Estado de São Paulo anunciou na noite de segunda-feira (01) os vencedores da 4º edição do Prêmio São Paulo de Literatura, que premia nas categorias Melhor Livro e Melhor Livro de Autor Estreante. Rubens Figueiredo, autor de Passageiro do Fim do Dia, e Marcelo Ferroni, de Método Prático da Guerrilha, receberam o […]
O Governo do Estado de São Paulo anunciou na noite de segunda-feira (01) os vencedores da 4º edição do Prêmio São Paulo de Literatura, que premia nas categorias Melhor Livro e Melhor Livro de Autor Estreante. Rubens Figueiredo, autor de Passageiro do Fim do Dia, e Marcelo Ferroni, de Método Prático da Guerrilha, receberam o prêmio de 200 mil reais cada um. A cerimônia foi realizada no Museu da língua Portuguesa. Os dois livros foram publicados pela Companhia das Letras.
Passageiro do Fim do Dia narra a história de um homem preso em um engarrafamento que, a partir daí, passa a refletir sobre a própria vida até o destino final, na periferia de um grande centro urbano. Método Prático da Guerrilha, de Ferroni, se detém sobre parte da vida do argentino Che Guevara, reconstituindo fatos a partir de fragmentos de diários, biografias e depoimentos. O júri de premiação é composto por Ignácio de Loyola Brandão, Alexandre Martins Fontes, Ruy Altenfelder, Regina Dalcastagnè e Francisco Foot Hardman.
Ao todo, 221 romances concorreram ao prêmio, sendo dez os selecionados em cada categoria.