Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

‘Guernica’, de Picasso, e a poética da opressão

.

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 ago 2018, 17h26 - Publicado em 4 jul 2013, 23h56

 

Foi com uma sequência significativa de slides que o historiador de arte britânico TJ Clark iniciou “Olhando de novo para Guernica, de Picasso”, a mesa do horário nobre da noite desta quinta-feira, na Flip. Nas imagens, se via primeiro John Negro Ponte, embaixador americano na ONU, ao lado de uma reprodução em tapeçaria do monumental trabalho sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Depois, protestos em Londres contra a atuação americana no Oriente Médio, com o mesmo quadro reproduzido como cartaz, nas ruas. Guernica, diz então Clark, se tornou um símbolo da opressão do Estado.

“No décimo mês da Guerra Civil Espanhola, a cidade de Guernica, que durante muito tempo foi símbolo basco, foi bombardeada. A Lufthansa queria testar seu poder e que efeito ele teria sobre os civis”, conta o historiador, que, além do apoio de Hitler, lembra do suporte que o general espanhol Franco recebeu do Mussolini. Foi contra esse totalitarismo que Picasso se insurgiu no mural, investindo em cenas de destruição e sofrimento para mostrar no horror do conflito. “Guernica foi inaugural, abriu as portas para o terror de Estado. Dezenas, se não centenas, de pessoas morreriam”, diz Clark, que não se furta a mostrar as incongruências do pintor. Picasso foi alvo de críticos por manter, depois da guerra, uma certa admiração por Stálin – a União Soviética esteve contra Franco no conflito. “Há quem proponha que o punho fechado que aparece em Guernica é alusão ao stalinismo”, pontua Clark.

Read more

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.