Um vídeo em que um homem declara apoio a Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, circula no Facebook com uma legenda que o atribui falsamente a “Augusto Blat”, apontado por internautas ora como “diretor”, ora como “comentarista” de VEJA.
O vídeo é verdadeiro, isto é, o homem que aparece nas imagens declara, de fato, apoio a Bolsonaro. A informação de que ele é um profissional de VEJA, identificado com esse nome, contudo, é falsa. Nem o homem que aparece na gravação, nem ninguém com o nome de Augusto Blat têm qualquer relação com VEJA.
Quem assume a autoria do vídeo compartilhado em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas é um usuário do Facebook que se apresenta como Ival Dias da Gama, profissional de marketing de São Paulo.
Ele tem mais de 7.000 seguidores no Facebook e não respondeu ao pedido de entrevista da equipe do Comprova enviado por mensagem privada na rede social. Ival publicou o vídeo em 31 de julho, um dia após a participação do presidenciável Jair Bolsonaro, do PSL, no programa Roda Viva, da TV Cultura. O vídeo original, que alcançou quase 700 mil visualizações, foi deletado pelo autor nesta terça, 7 de agosto, mas continua circulando por outros perfis na rede social e no WhatsApp.
Na segunda-feira, 6 de agosto, Ival escreveu, na mesma rede social, que o vídeo feito por ele foi “atribuído a uma pessoa que sequer existe”.
A publicação acompanha uma captura de tela do site Boatos.org, quem primeiro fez a verificação desse vídeo.
A checagem de fatos publicada acima foi feita dentro do projeto Comprova, lançado para combater notícias falsas nas eleições, e envolveu VEJA e o jornal Folha de S. Paulo. Outros sete veículos que integram a iniciativa concordaram com o processo e a conclusão da apuração: UOL, Poder360, piauí, O Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo, Gazeta Online e O Povo. O Comprova é composto por 24 veículos de comunicação brasileiros.
O leitor pode sugerir ao projeto boatos e notícias falsas a serem desmentidos, por meio do WhatsApp, no número (11) 97795-0022. O Me Engana que Eu Posto também recebe sugestões pelo aplicativo de mensagens, no número (11) 9 9967-9374.