Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
Continua após publicidade

Polícia apreendeu caminhão de deputado com drogas e armas?

Boato mira o deputado estadual do Paraná Luiz Claudio Romanelli. Polícia descartou relação entre o veículo e empresa do sobrinho de Romanelli

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 19h29 - Publicado em 13 nov 2017, 16h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Começou a ser compartilhada no WhatsApp no último final de semana uma notícia falsa que mira o deputado estadual paranaense Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa do Paraná.

    Acompanhada de um vídeo que mostra a apreensão de drogas dentro de um caminhão no Mato Grosso do Sul, a lorota afirma que o veículo pertence a uma empresa de Romanelli e que a carga seria destinada a traficantes, “terroristas do MST, via campesina e para as milícias dos sindicatos”.

    Fake News Romanelli

    A operação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Paraná mostrada no vídeo aconteceu no último dia 9 de novembro, quinta-feira da semana passada, na cidade de Naviraí (MS). Dentro do fundo falso de um caminhão tanque que levava piche – e não combustível de aviação – a polícia apreendeu 6,1 toneladas de maconha, carga avaliada em 5 milhões de reais. O motorista do caminhão e outros dois homens foram presos.

    O veículo trazia adesivos com a indicação “a serviço de Romanelli, novos conceitos, novos caminhos”, empresa pertencente a um sobrinho do deputado e sediada na cidade de Cambé (PR). A Polícia Civil ressalta, no entanto, que não há relação entre o caminhão e a empresa.

    Continua após a publicidade

    “O trabalho é resultado de seis meses de investigações realizadas pela Denarc. Embora o caminhão apreendido continha [sic.] um adesivo como prestador de serviço a empresa Romanelli (fabricante de maquinário na região de Cambé), o caminhão não pertence à empresa e também não há indicativo que preste serviço à mesma”, afirma a polícia, por meio de nota.

    O deputado Luiz Romanelli nega relação com o caso e diz ter tomado providências para identificar os autores do boato. “Usaram imagens de uma carreta de transporte de asfalto apreendida com drogas proveniente de Naviraí (MS), cuja empresa não é de minha propriedade e nem dos meus familiares. O caminhão não é de fabricação da empresa Romanelli de Cambé (PR), mas graças à manipulação e à mentira espalhou-se nas redes sociais que somos bandidos e traficantes de drogas e armas, para o MST e sindicatos”, rebate o parlamentar.

    A Romanelli Equipamentos Rodoviários também se manifestou sobre a notícia falsa. “Informamos que o caminhão não é de fabricação da Romanelli – Equipamentos Rodoviários, e muito menos a Romanelli contrata serviço de transporte de asfalto. A logomarca não é de nossa empresa, e as polícias civil e federal do Paraná e MS saberão identificar os responsáveis”, afirma.

    Continua após a publicidade

     

    Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.