Ovos filmados em vídeo não são de plástico e não foram fabricados na China
Apesar de 'denúncia' de consumidora de Petrópolis (RJ), Brasil não importa ovos da China. Empresa sediada em MG diz que é abastecida por granjas brasileiras
Usuários do WhatsApp e do Facebook se depararam nos últimos dois dias com um vídeo em que uma mulher de Petrópolis (RJ), na serra fluminense, denuncia, indignada, ter comprado uma bandeja de ovos no supermercado e descoberto que são ovos de plástico, fabricados na China e importados e vendidos por uma empresa brasileira. “Estamos comendo plástico, vindo diretamente não da galinha, mas da China para nós. É isso que estamos comendo”, afirma.
A reclamação da consumidora, no entanto, não procede. Os ovos filmados por ela não são chineses e tampouco de plástico.
O mais eloquente indicativo de que ela está errada é a balança comercial brasileira: ovos simplesmente não estão entre os produtos que o Brasil importa da China.
Conforme a imagem abaixo, localizada entre dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a balança comercial brasileira não registou um dólar sequer de importações de “leite e laticínios; ovos de aves; mel natural, etc” chineses entre janeiro e maio de 2018, assim como no mesmo período de 2017.
A empresa cujo rótulo a consumidora exibe no vídeo também não é chinesa e não tem qualquer relação comercial com o país do presidente Xi Jinping. A Per’fa Alimentos está sediada em Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte.
Por meio de nota, a empresa classifica o boato como “fraudulento”. “Todas as granjas que abastecem nosso sistema de distribuição se localizam em território nacional e são acompanhadas e auditadas pelo SIF- Serviço de Inspeção Federal – Ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária”, informa a Per’fa Alimentos.
Ovos químicos chineses
Embora não passe de lenda urbana o vídeo gravado pela consumidora brasileira, é possível, de fato, encontrar ovos de plástico na China.
Uma reportagem veiculada pela revista Superinteressante, da Editora Abril, que publica VEJA, relata que são vendidos no país asiático ovos falsificados, feitos a partir de uma mistura de gelatina, resina, parafina, gesso e corantes, entre outras substâncias. A reportagem informa ainda que os ovos plásticos chineses contém óxido de alumínio, um componente tóxico, e cita um estudo da Universidade do Sul da China, cuja conclusão é a de que o consumo do produto pode levar a danos neurológicos.
Ainda conforme a reportagem da Superinteressante, a venda dos “ovos made in China” ocorre, sobretudo, no sul do país.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.
O motivo da separação de Ivete Sangalo e Daniel Cady
Tropas russas na Venezuela: um complicador para os EUA – e o Brasil
‘Me arrependo de gritar mito’, diz deputado pastor que abandonou bolsonarismo
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’







