Depois da lorota de que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) havia depredado linhas de transmissão de energia de uma fazenda invadida, uma outra notícia falsa que mira o MST voltou a circular em redes sociais e no WhatsApp nos últimos dias.
Segundo a lorota, propagada em sites como o Bacana News (veja acima), os sem-terra estão “roubando” ovos de tartaruga nas margens do Rio Solimões para vendê-los e, assim, colocam em risco a reprodução da espécie. Leia abaixo o que diz o texto, que é acompanhado de fotos de pessoas retirando ovos de tartarugas marinhas de ninhos dentro da areia:
Vejam o que acontece na margem esquerda do Rio Solimões.
Bem ali perto existe um assentamento do MST.
Parece que o movimento resolveu “produzir” ovos de tartaruga.
Claro, sem um único esforço e de forma totalmente ilegal. Apenas vão até a praia e roubam os ovos, como as fotos mostram.
Se não for coibido o ato ilegal e até desumano, o prognóstico é certo; o fim das tartarugas na região, que desde sempre necessitam depositar seus ovos na praia, e a natureza faz com que ao nascerem as pequenas tartarugas sigam para a água, e quando grandes e grávidas voltam para a mesma praia para depositarem seus ovos, e assim segue o curso da vida dessa espécie.
Mas tudo pode terminar, por conta de um movimento que muitas vezes abusa e infringe a lei.
No entanto já faz algum tempo que para alguns setores desse país, a lei não existe.
Para começo de conversa, as fotos publicadas pelo boato para iludir os leitores não foram tiradas em um assentamento do MST às margens do Rio Solimões e nada têm a ver com os sem-terra. As imagens foram feitas no Refúgio de Vida Silvestre Ostional, na Costa Rica, onde a Associação de Desenvolvimento Integral de Ostional (ASIO) permite e monitora a coleta e comercialização de ovos de tartarugas marinhas pela população da região. Segundo o governo costa-riquenho, “este é o único lugar no mundo onde é legal a colheita de ovos de tartaruga”.
A coleta de parte dos ovos é permitida desde o ano de 1987 na chamada “Arribada”, momento em que milhares de tartarugas vão à região de Ostional e lá depositam seus ovos. Conforme o governo local, a prática só é possível porque o volume de tartarugas marinhas desovando na mesma região é tão grande que os primeiros ninhos costumam ser destruídos pelas tartarugas que vêm depois, ou ficam expostos a ataques de outros animais. “Desde então, a população de tartarugas marinhas aumentou gradualmente”, diz o governo da Costa Rica.
Ademais, esta notícia falsa é antiga, surgiu em 2010, quando as mesmas fotos foram publicadas na internet, em denúncias do suposto “roubo” de ovos na Costa Rica. Foi naquela ocasião que a mesma notícia falsa sobre MST foi inventada. Veja abaixo a publicação da lorota pelo blog Fragmentos, em julho de 2010:
Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.