Circula nas redes sociais a lorota de que, após abordar temas polêmicos no horário nobre, como transexualidade e violência doméstica, a Globo promete tratar de incesto para colocar fogo na audiência. De acordo com sites de pouco prestígio, como O Detetive e Sentido Horário, em Segundo Sol, a próxima novela das 21h, a personagem interpretada por Mel Maia, de 13 anos, se apaixonará pelo avô, que será vivido por José de Abreu, de 71 anos.
“Uma das principais e mais polêmicas atrações da novela envolverá uma criança, uma garotinha de 12 anos que se apaixona pelo próprio avô e, numa linda história de amor, passam a ter relações e morarem juntos sozinhos em um outro país”, diz o texto.
De acordo com a assessoria da TV Globo, trata-se de fake news. De fato, José de Abreu está escalado para a substituta de O Outro Lado do Paraíso. No entanto, não haverá casamento entre ele e a neta. Aliás, Mel Maia nem está no elenco do novo folhetim. Segundo a emissora, Dodô, personagem vivido pelo ator, não terá netas adolescentes.
Outro indicativo de que o casamento entre avô e neta é lorota está numa frase creditada a quem supostamente iria dirigir a trama: “Para o diretor da novela, João Emanuel Carneiro, a relação entre avô e neta dentro da novela gera polêmica, e polêmica gera audiência. João também afirmou que relações entre avos (sic) e netos são comuns em países do Oriente Médio. ‘Se é tão comum por lá, por que não implementar um pouco dessa cultura aqui, mesmo de forma fictícia?!’ Indagou o diretor”.
Num outro site, a mesma frase é atribuída a Antonio Pitanga, que, segundo o portal, seria o diretor da novela.
Porém, a direção artística da novela ficará a cargo de Dennis Carvalho e Maria de Médicis será a diretora geral. João Emanuel Carneiro é, na verdade, o autor do folhetim e o ator Antonio Pitanga não está escalado para a trama.
Envolvidos na polêmica, José de Abreu e Antonio Pitanga têm ligações com a esquerda política. O primeiro usa o Twitter para compartilhar conteúdos críticos ao governo de Michel Temer (MDB) e ao deputado Jair Bolsonaro (PSL). Pitanga é casado com a deputada federal Benedita da Silva (PT).
Segundo Sol, com estreia prevista para maio, será ambientada em Salvador (BA) e terá como trama principal a história de Luzia (Giovanna Antonelli), uma marisqueira que cria sozinha um casal de filhos pequenos. Após uma reviravolta em sua vida, ela foge para Europa e precisa abandonar as crianças. Quase 20 anos depois, ela retorna ao país com o objetivo de reconstruir a sua família.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.