Alemães abandonaram carros em protesto contra gasolina mais cara?
Compartilhada cerca de 440.000 vezes no Facebook, notícia falsa afirma que o governo alemão desistiu de aumentar o preço do combustível após mobilização

Tem sido compartilhada com vigor no Facebook desde ontem uma imagem que pretende indignar os brasileiros e mostrar os alemães como baluartes da civilidade, exemplos a serem seguidos.
Um usuário da rede social publicou uma foto de uma imensa concentração de carros e, como legenda, escreveu que se tratava de um protesto feito na Alemanha uma hora após o governo do país aumentar o preço da gasolina. Segundo a publicação, compartilhada cerca de 440.000 vezes no Facebook, a medida foi revogada depois da mobilização:

Se o leitor está se perguntando “por que não somos assim?”, calma, a notícia é falsa.
A foto, na verdade, não mostra um protesto na Alemanha, mas um engarrafamento quilométrico na China. Com um zoom na imagem, é possível perceber que todas as pessoas fotografadas aparentam ser asiáticas e as placas de trânsito são escritas em caracteres orientais.
A imagem foi feita em setembro de 2012 na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, por um fotógrafo a serviço da agência Rex Features. A legenda da foto explica que o congestionamento aconteceu durante um feriado nacional naquele ano, quando, conforme estimativas, nada menos que 740 milhões de pessoas pretendiam viajar pelo país asiático:
Não há, além disso, nenhum registro na imprensa alemã de que o governo do país europeu tenha aumentado o preço da gasolina nos últimos meses, assim como não há reportagens sobre o suposto protesto. Conforme o site Global Petrol Prices, o litro do combustível custa, em média, 5,31 reais na Alemanha – no Brasil, o preço médio é de 3,94 reais.
Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.