Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Por que Bolsonaro diminuiu a vantagem de Lula nas pesquisas

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 mar 2022, 19h25 - Publicado em 3 mar 2022, 18h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro precisou de seis meses para tirar uma diferença de 11 pontos para o ex-presidente Lula – isso se focarmos apenas nos números de um eventual segundo turno entre os dois.

    Mas por que esse cenário é importante? Porque, até o momento, ninguém da chamada terceira via, ou do centro, se mostrou competitivo a ponto de evitar essa disputa a partir do dia 3 de outubro deste ano.

    Aliás, faltam exatos sete meses para o que vem se desenhando dia após dia no Brasil. Um reencontro entre Bolsonaro e o PT no segundo turno, mas desta vez não com Fernando Haddad, e sim contra “Lula 2.0”, com uma disposição ainda maior.

    O petista conseguiu vitórias impressionantes na Justiça. Foram anulados, paralisados, suspensos, arquivados todos os 24 processos abertos contra ele. Além disso, se porta como presidente sem ser o presidente, enquanto o presidente mesmo… deixa para lá.

    Continua após a publicidade

    Mesmo assim, Bolsonaro tem conseguido tirar a diferença, de acordo com a pesquisa PoderData. Como mostrou a colunista de VEJA Clarissa Oliveira, o respiro do atual governo, pressionado pelo desempenho de Lula nas pesquisas, veio na simulação de segundo turno.

    Até aqui, Bolsonaro conseguiu um programa social para chamar de seu, ampliou outras despesas e, para isso, furou o teto de gastos. Além disso, usa as emendas parlamentares para comprar apoios e permitir que aliados administrem parte do Orçamento.

    Como esta coluna mostrou no dia 4 de dezembro, ou seja, três meses atrás, o presidente Jair Bolsonaro está, sim, construindo alternativas para o futuro em busca de fortalecimento nas eleições de 2022.

    Continua após a publicidade

    Segundo cientistas políticos ouvidos pela coluna, as próximas pesquisas serão fundamentais para dizer se o presidente está conseguindo mesmo virar o jogo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.