Pesquisas: quantos eleitores de Ciro e Tebet irão para Lula e Bolsonaro
Quaest e DataFolha apontam direções diferentes
Dois dos principais institutos de pesquisa do país mostraram esta semana quantos votos de Ciro Gomes e de Simone Tebet devem ir para Lula e para Jair Bolsonaro no segundo turno.
O levantamento da Genial/Quaest aponta um cenário contrário ao desenhado pelo Datafolha, contudo. Isso torna ainda mais incerto o nível de transferência de votos dos candidatos que ficaram em terceiro e quarto lugar na disputa.
Segundo a Genial/Quaest, 39% dos eleitores de Ciro pretendem votar em Lula, enquanto 26% pretendem votar em Bolsonaro. Entre os eleitores que votaram em Simone Tebet, 34% pretendem votar em Bolsonaro e 25% em Lula.
Considerando que Ciro Gomes teve aproximadamente 3,5 milhões de votos, Bolsonaro herdaria cerca de 1,3 milhão de votos e Lula herdaria 910 mil.
Simone Tebet teve cerca de 4,9 milhões de votos. Pela Genial/Quaest, Bolsonaro teria 1,4 milhão dos votos da senadora e Lula herdaria 1,2 milhão.
Ou seja, nesse caso, a maior parte dos eleitores de Ciro iria para Lula e a maior parte dos eleitores de Simone iria para Bolsonaro.
O Datafolha aponta em outra direção. Segundo o levantamento, Bolsonaro receberia 42% dos votos de Ciro no segundo turno, equivalente a 1,4 milhão de pessoas, enquanto Lula ficaria com 31%, aproximadamente 1,05 milhão de votos.
Em relação a Tebet, o Datafolha aponta que Lula recebe 31% dos votos da senadora ou 1,5 milhão de votos e outros 29% migram para Bolsonaro, equivalente a 1,4 milhão de pessoas.
Isso significa que, para o Datafolha, a maior parte dos eleitores de Ciro migra para Bolsonaro e a maior parte dos votos de Simone vai para Lula.
Como o Datafolha foi divulgado nesta sexta, 7, pode ter conseguido medir melhor a força do apoio oficial de Tebet a Lula e, por isso, coloca o petista como o maior beneficiado dos votos que a senadora recebeu.
Ainda assim, a conta deixa o cenário do segundo turno ainda mais confuso e mostra que essa migração de votos, que pode definir a eleição, ainda está em andamento. Muitos eleitores de Ciro e Tebet podem estar apenas observando as campanhas para tomar a decisão às vésperas do dia 30 de outubro.
Por isso, tanto Lula quanto Bolsonaro estão trabalhando estratégias para conquistar esses votos e avançarem na disputa.
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio
A provocação de Lázaro Ramos após megaoperação no Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Combate ao tráfico: Cláudio Castro se sai melhor que Lula, aponta pesquisa







