Assine VEJA por R$2,00/semana
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Pesquisa indica uma mudança de ares que pode beneficiar Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h49 - Publicado em 3 out 2023, 10h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dono da Paraná Pesquisas, instituto que mais se aproximou do resultado oficial do primeiro e do segundo turno das eleições de 2022, Murilo Hidalgo acredita que o perfil do eleitor brasileiro está mudando. De acordo com ele, as pautas de costumes estão pesando mais do que as frustrações econômicas na hora da escolha do eleitor.

    Publicidade

    “O que a gente percebe nas pesquisas qualitativas e quantitativas é que o bolso está pesando menos. Por exemplo, eu sou a favor ou contra o aborto, eu sou a favor ou contra a liberação das drogas. A pauta de costumes, a liberdade das pessoas, o jeito de pensar. Eu sou a favor de mais cotas para negros, menos cotas para negros, sou a favor ou não das armas”, explicou Murilo Hidalgo.

    Publicidade

    Segundo o dona da Paraná Pesquisas, “esse é o principal motivo pelo qual Lula e Bolsonaro não saem da cabeça das pessoas”. “Lula e Bolsonaro representam isso hoje. Eles representam as pessoas nessas bandeiras. Isso passou a ser a coisa mais importante.  Então isso passou a ter mais importância do que a própria economia”. 

    Um dos mais propagados conhecimentos do marketing político na história das campanhas eleitorais traz um raciocínio exatamente no sentido oposto.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “É a economia, estúpido!” – a frase de James Carville, estrategista de Bill Clinton, em 1992 – marcou uma das mais importantes eleições norte-americanas e revelou o que de fato era determinante na hora do voto.

    “No Brasil, mesmo em um país desigual, isso perdeu força. Infelizmente, está ficando ultrapassado. Vale mais essas bandeiras. Por isso, insisto que os dois [Lula e Bolsonaro] não saem da cabeça das pessoas e os outros demais candidatos não conseguem representar as pessoas. Os dois já estão ocupando esse espaço, são craques nisso”, afirma Murilo Hidalgo.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.