Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Pesquisa indica uma mudança de ares que pode beneficiar Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h49 - Publicado em 3 out 2023, 10h24

Dono da Paraná Pesquisas, instituto que mais se aproximou do resultado oficial do primeiro e do segundo turno das eleições de 2022, Murilo Hidalgo acredita que o perfil do eleitor brasileiro está mudando. De acordo com ele, as pautas de costumes estão pesando mais do que as frustrações econômicas na hora da escolha do eleitor.

“O que a gente percebe nas pesquisas qualitativas e quantitativas é que o bolso está pesando menos. Por exemplo, eu sou a favor ou contra o aborto, eu sou a favor ou contra a liberação das drogas. A pauta de costumes, a liberdade das pessoas, o jeito de pensar. Eu sou a favor de mais cotas para negros, menos cotas para negros, sou a favor ou não das armas”, explicou Murilo Hidalgo.

Segundo o dona da Paraná Pesquisas, “esse é o principal motivo pelo qual Lula e Bolsonaro não saem da cabeça das pessoas”. “Lula e Bolsonaro representam isso hoje. Eles representam as pessoas nessas bandeiras. Isso passou a ser a coisa mais importante.  Então isso passou a ter mais importância do que a própria economia”. 

Um dos mais propagados conhecimentos do marketing político na história das campanhas eleitorais traz um raciocínio exatamente no sentido oposto.

“É a economia, estúpido!” – a frase de James Carville, estrategista de Bill Clinton, em 1992 – marcou uma das mais importantes eleições norte-americanas e revelou o que de fato era determinante na hora do voto.

“No Brasil, mesmo em um país desigual, isso perdeu força. Infelizmente, está ficando ultrapassado. Vale mais essas bandeiras. Por isso, insisto que os dois [Lula e Bolsonaro] não saem da cabeça das pessoas e os outros demais candidatos não conseguem representar as pessoas. Os dois já estão ocupando esse espaço, são craques nisso”, afirma Murilo Hidalgo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.