Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Os bastidores do novo debate com candidatos a prefeito do Rio

... e que retrata muito bem a política no Brasil e no mundo

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 set 2024, 20h50 - Publicado em 12 set 2024, 19h23

O debate dos candidatos a prefeito do Rio de Janeiro, promovido nesta quinta, 12, por VEJA em parceria com a ESPM, é daqueles que precisam ser vistos porque retratam muito bem a política no Brasil.

Enquanto o líder das pesquisas, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), não apareceu alegando incompatibilidade em sua agenda, mas queria mesmo era não ser o principal alvo do debate, Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (PSOL) Marcelo Queiroz (PP) e Rodrigo Amorim (União) foram e promoveram grandes confrontos.

Logo no início do debate, Ramagem quis nacionalizar a disputa do Rio afirmando que Bolsonaro permanecia com ele, mas que Lula abandonou o esquerdista Tarcísio, do PSOL, ao fincar o pé no palanque de Paes.

A partir daí, o confronto continuou passando algumas vezes pela política local do Rio de Janeiro e outras vezes por Brasília, na disputa nacional, como também pelo mundo (sim, leitor!), como a guerra entre Israel e o Hamas, e os horrores que acontecem na Palestina.

Outro momento em que questões mundiais foram trazidas à baila ocorreu quando este colunista (assista abaixo) perguntou a Ramagem sobre como o grupo político dele, liderado pelo ex-presidente Bolsonaro, enfrentarão eventos extremos causados por mudanças climáticas no Rio de Janeiro, uma cidade vulnerável, negando a gravidade do momento?

Continua após a publicidade

 

“Tem muito desentendimento de narrativas no mundo sobre as mudanças climáticas. Se dependesse por exemplo do Al Gore [ex-vice-presidente dos EUA], hoje todo o litoral do Rio de Janeiro estaria alagado”, afirmou o ex-chefe da Abin de Bolsonaro que aproveitou para criticar a gestão de Paes no GeoRio, mas acabou sendo chamado de “terraplanista” por Tarcísio.

(E aqui faço um parênteses, leitor, para explicar a você que, nos bastidores, Ramagem e Tarcísio tem uma relação amistosa, brincando inclusive sobre a suada vitória do Vasco, time dos dois políticos, em jogo pela Copa do Brasil nesta quarta, 11. Alias, Paes também é Vasco. Sobre isso não polarização entre os três)

Continua após a publicidade

Mas, voltando à política, Tarcisio também teve vários embates acalorados com Rodrigo Amorim durante o evento, rendendo discussões e até risadas, enquanto Marcelo Queiroz tentava falar de uma posição de centro sobre o seu programa para a prefeitura do Rio.

Ao fim, Paes apanhou não totalmente como se estivesse ido, mas apanhou bastante, tendo a sua gestão chamada de incompetente em várias áreas, como Meio Ambiente, Segurança, Transportes, além de ser chamado de frouxo, mafioso e fujão.

Afora a guerra política e algumas baixarias, o debate foi dinâmico, tratou também de propostas e continua podendo ser visto em plataformas como o YouTube. Quem ganha certamente será o eleitorado carioca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.