Assine VEJA por R$2,00/semana
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O impacto da inteligência artificial nas eleições de 2024

Comunicação digital e IA ultrapassarão 50% dos gastos de campanha pela 1ª vez, diz especialista

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 20h11 - Publicado em 10 nov 2023, 12h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A eleição de 2024 deve registrar, pela primeira vez, um gasto de mais da metade das despesas eleitorais com ferramentas de inteligência artificial e comunicação digital, estima o especialista em marketing eleitoral Rodrigo Bertozzi.

    Publicidade

    O principal motivo, segundo ele, é a popularização das IAs personalizáveis, que ganhou público a partir do lançamento do ChatGPT.

    Publicidade

    “Os candidatos podem, agora, usar essas inteligências artificiais para mapear com mais precisão os anseios do eleitorado para construir propostas alinhadas com as reais necessidades da sociedade”, diz Bertozzi.

    Ele explica ainda que o protagonismo das redes sociais nas campanhas explica gasto crescente com essas ferramentas. “Em 2022, 42% do dinheiro das campanhas foi direcionado para o ambiente digital”, relata. Agora, com as IAs, o percentual deve superar os 50%.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Além disso, os partidos já deram largada a uma corrida pela compra das IAs. Uma delas, a Anna.IA, desenvolvida por Bertozzi e Gabriel Gava, especialista em inteligências artificiais, já recebeu propostas de diferentes legendas.

    A ferramenta é uma inteligência artificial que gera outras IAs capazes de atender às necessidades específicas de cada político e tem a vantagem de funcionar dentro do Whatsapp, um aplicativo popular e fácil de usar, dispensando desenvolvedores. “Essa facilidade de uso será o propulsor da tecnologia a partir da próxima eleição”, diz Bertozzi.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.