Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O aniversário que nenhum democrata comemora

AI-5 é lembrança que preferíamos esquecer, mas precisa ser debatido. Ainda mais com Bolsonaro no poder

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 dez 2021, 18h34 - Publicado em 13 dez 2021, 16h58

Há 53 anos, no dia 13 de dezembro de 1968, o governo editava o decreto que tornou ainda pior o período da ditadura militar no Brasil.

O Ato Institucional nº 5 é a lembrança que queríamos muito esquecer, mas que precisa ser constantemente citada para que fique registrado o tempo sombrio que vivemos no país. E, especialmente, para que nunca mais se repita.

O AI-5 cerceou direitos civis, fechou o Congresso Nacional, cassou o habeas corpus, censurou à imprensa e, de forma indireta, instituiu a tortura de Estado, já que a partir da publicação do documento o governo pôde matar e torturar de forma ostensiva para defender suas regras inconstitucionais.

A partir dele, o Estado impôs sua força contra qualquer um que fosse contra o regime.

Continua após a publicidade

Aqueles tempos ficaram para trás, mas ainda há um esforço em esconder as atrocidades praticadas durante a ditadura. Esta coluna já mostrou, em diversos momentos, a tentativa do atual governo de varrer para debaixo do tapete os erros que foram cometidos naquela época. Mas a história não mente, nem pode ser esquecida.

Enquanto somos governados por um presidente que enaltece torturadores, que já participou de atos pró-AI 5 e que mostra seu desejo de impor seus pensamentos como em um regime militar, o desejo deste colunista para o país é que o aniversário de hoje não seja celebrado por ninguém, mas que a data sirva para que cada brasileiro saiba de onde saiu e valorize a liberdade mais do que nunca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.