Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa traz um presentão para Lula em estado decisivo

Petista cresceu 9 pontos nas intenções de voto entre março e julho

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 12h48 - Publicado em 9 jul 2022, 09h30

Depois de uma semana com notícias de crescimento de Jair Bolsonaro entre católicos e evangélicos e com o avanço do presidente em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, o ex-presidente Lula recebeu, enfim, uma boa notícia nesta sexta, 8.

Nova rodada da Genial/Quaest realizada apenas em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, mostra uma recuperação de 9 pontos nas intenções de voto de Lula, um número expressivo e importante para o petista.

Em março, Lula tinha 27% das intenções de voto. Em julho, o índice subiu para 36%. Bolsonaro também cresceu, mas em menor escala: saiu de 16% das intenções de voto em março para 22% agora, um avanço de 6 pontos.

Uma vitória de Lula no primeiro turno, inclusive, é bem mais viável no cenário desenhado em Minas Gerais do que em São Paulo. A soma de votos de todos os outros candidatos, incluindo Bolsonaro, não chega aos 46% que Lula possui atualmente, o que possibilitaria uma vitória já no primeiro turno entre os mineiros.

Outra boa notícia para Lula é o impacto positivo que seu apoio a Alexandre Kalil (PSD) pode gerar. O petista é o padrinho político que mais transfere votos: 42% dos entrevistados disseram que votariam em Kalil apoiado por Lula. Com uma influência bem menor, 26% afirmam que votariam em Romeu Zema caso ele fosse apoiado por Felipe d’Avila (Novo) e 15% votariam em Carlos Viana (PL) se ele fosse apoiado por Bolsonaro.

Continua após a publicidade

Segundo essa rodada da Genial/Quaest, Romeu Zema (Novo) lidera a disputa para o governo de Minas Gerais com 44% dos votos. Kalil aparece em segundo, com 26%.

Em relação ao atual governo, a avaliação negativa caiu quatro pontos entre março e julho. Em março, 50% dos entrevistados avaliavam o governo de forma negativa. Agora, são 46%. A avaliação positiva variou seis pontos para cima no mesmo período: em março, 23% viam a gestão de forma positiva. Em julho, o número é de 29%.

A opinião dos mineiros sobre uma reeleição de Bolsonaro também mudou. Em março, 68% acreditavam que o atual presidente não deveria ter um novo mandato. Em julho, o número caiu para 61%. Em contrapartida, mais pessoas acreditam que ele deve ser reeleito: o índice saiu de 28% em março para 34% em julho, um alívio para o presidente em Minas.

Lula pode usar seu crescimento nas intenções de voto para intensificar a campanha em Minas Gerais. Ao contrário do que aconteceu em 2018, Romeu Zema tem adotado uma postura mais neutra em relação a uma possível aliança com Jair Bolsonaro nesta eleição. Lula também pode usar isso para fortalecer a imagem de Alexandre Kalil e tentar emplacar um aliado no governo do segundo colégio eleitoral mais importante do país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.