Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa Quaest traz boas notícias para Jair Bolsonaro 

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2022, 11h07 - Publicado em 6 out 2022, 16h50

Mesmo colocando Lula com uma vantagem que pode estar entre 11 e três pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro na largada do segundo turno, a nova rodada da pesquisa Quaest – segundo instituto a divulgar levantamentos após o 2 de outubro – traz algumas boas notícias para o líder da extrema-direita brasileira, surpreendentemente.

Vamos a elas, segundo a Quaest:

1 – “Entre os eleitores que votaram em Ciro Gomes no primeiro turno, 39% pretendem votar em Lula, enquanto 26% pretendem votar em Bolsonaro. Entre os eleitores que votaram em Simone Tebet, 34% pretendem votar em Bolsonaro e 25% pretendem votar em Lula”.

(Lembrando que Ciro teve 3,5 milhões de votos e Simone, 4,9 milhões)

Continua após a publicidade

2 – “Cresceu de 44% para 50% o percentual de eleitores que acreditam que Bolsonaro merece uma segunda chance como presidente, enquanto caiu de 54% para 48% quem acha que Bolsonaro não merece uma segunda chance”.

3 – “Caiu de 54% para 51% o percentual que acredita que Lula merece uma segunda chance. E variou de 44% para 46% quem afirma que Lula não merece uma segunda chance”.

4 – “Aumentou de 34% para 45% os eleitores de Bolsonaro que justificam o voto nele como forma de não deixar o PT voltar ao governo”.

Continua após a publicidade

5 – “A rejeição de Bolsonaro caiu de 55% para 50%, enquanto a de Lula oscilou na margem de erro, passando de 44% para 41%”.

Com exceção da última, a rejeição que tanto atrapalha a tentativa do atual presidente de se reeleger, todas as outras são boas notícias para o mandatário, já que a percepção sobre o governo melhorou – mesmo com todos os absurdos erros cometidos na pandemia – e o antipetismo pode estar crescendo.

“São ótimas [notícias para Bolsonaro]. Tem espaço para ele crescer”, afirmou Felipe Nunes, cientista política responsável pelo levantamento, à coluna.

Continua após a publicidade

A Quaest fez parte do grupo de pesquisa que se equivocou em relação ao resultado do dia 2 de outubro. No caso do instituto, o erro foi de cinco pontos percentuais a menos em relação aos votos que Jair Bolsonaro realmente teve nas urnas. A Quaest, contudo,  acertou (quase) na mosca os votos de Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.