Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa mostra quem mais perde com ‘arrastão’ de Lula e Bolsonaro

Entenda como a soma dos dois líderes esmagou a terceira via

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 Maio 2022, 17h33 - Publicado em 27 Maio 2022, 11h22

A nova rodada da pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira, 27, mostra um verdadeiro “arrastão” de Lula e Jair Bolsonaro nos eleitores brasileiros, que acabou por esmagar a chamada terceira via, em apenas um ano.

De acordo com o instituto, a soma dos dois candidatos em maio do ano passado era de apenas 58%. Em novembro de 2021, subiu para 67%. Hoje, em maio de 2022, chegou a impressionantes 79%.

Como mostrou a capa de VEJA, Simone Tebet fica, diante desse quadro, com a dificílima missão de tentar romper a polarização entre os dois candidatos líderes das pesquisas, após nomes de centro, com mais peso na política que ela, fracassarem.

A coluna já havia mostrado, durante a semana, que a faixa de possibilidade de crescimento da candidata do MDB à Presidência era exatamente essa cristalizada pela nova rodada da Ipespe.

Entre um ex-presidente popular, que deixou o governo com alta aprovação, e um presidente no exercício do mandato com rejeição alta, com a máquina na mão, sobrou pouco espaço para a viabilidade de qualquer outro projeto político.

Continua após a publicidade

Para Simone Tebet iniciar sua “missão impossível”, existe apenas uma faixa de 10%, 15%, já que uma parte dos eleitores sempre vota branco ou nulo. Nela, existem brasileiros que ainda buscam um candidato diferente desses dois oferecidos ao público.

É sempre bom lembrar de Ciro Gomes, que obteve 13% dos votos na última eleição, e hoje, de acordo com Ipespe, tem entre 4% e 8%, se os nomes dos postulantes à Presidência são apresentados ou não aos entrevistados.

Neste último levantamento do Ipespe, Lula oscilou 1 ponto porcentual para mais, indo de 44% para 45%, enquanto Bolsonaro cresceu 2 pontos, passando de 32% para 34%.

Continua após a publicidade

Como mostrou o Radar, a diferença entre os dois atingiu a menor de toda a série de sondagens do instituto, iniciada em janeiro de 2020, ao mesmo tempo que ambos também cresceram nas intenções de voto.

A diferença de 11 pontos, contudo, é bem menor que a do Datafolha, de 21 pontos, que a coluna mostrou nesta quinta-feira. Nela, Lula vence a eleição no primeiro turno.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.