Nova pesquisa cria clima de tensão no governo Bolsonaro
Entenda por que a distância entre Lula e o presidente deve aumentar... e os seus efeitos
O clima é de apreensão nos bastidores do governo. Às vésperas da divulgação de uma nova pesquisa do DataFolha, aliados de Jair Bolsonaro já dão como certo o aumento da distância entre o presidente e seu principal adversário, Lula.
A trajetória de crescimento que Bolsonaro teve em pesquisas anteriores deve estagnar e mostrar uma perda de força do presidente. Se o temor se confirmar e Lula ampliar sua vantagem, as alianças devem ficar difíceis.
No último levantamento, a distância entre os dois líderes era de 21 pontos. A equipe do presidente esperava que a distância diminuísse ainda mais para conquistar espaço, palanque e aliados. Se o DataFolha de fato mostrar que o presidente não conseguiu se recuperar, a perda de força será inevitável.
Enquanto Lula conseguiu unir nomes importantes da esquerda e faz um aceno ao centro, atraindo caciques de partidos como o MDB, Bolsonaro deve ver uma debandada de seus aliados se não demonstrar força para vencer a eleição.
A política vive de (tentar) prever o futuro. Com a proximidade das eleições, uma pesquisa que mostre Bolsonaro estagnado ou caindo pode ser fatal para os seus planos de buscar apoio para se reeleger.