PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Ministros do STJ impõem derrota a Lula

Quem saiu duplamente vitorioso foi o ministro Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 out 2024, 11h42

O presidente Lula sofreu uma relevante derrota nesta terça-feira, 15. O candidato dele a ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi excluído da lista de indicados ao cargo. Por outro lado, o ministro bolsonarista Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), teve uma dupla vitória: seu candidato ficou em primeiro lugar na votação realizada pelos ministros do STJ e seu maior desafeto também foi excluído da lista.

Diferente do que ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF), em que o presidente da República escolhe quem quiser para o cargo, as vagas do STJ passam por um filtro prévio feito pelos próprios ministros do STJ, que enviam ao Planalto três nomes indicados para a cadeira.

Lula é obrigado a escolher o novo ministro entre os três indicados pelos ministros. Lula chegou até mesmo a realizar um jantar para os ministros do STJ para angariar simpatia e votos para seu candidato, que era o desembargador Rogério Favretto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

No auge da Lava Jato, quando Sergio Moro e Deltan Dallagnol ainda gozava de grande popularidade, foi Favretto quem determinou a soltura de Lula em um plantão da Justiça. Na época, a decisão não foi cumprida e, em seguida, revertida.

Já o candidato de Nunes Marques era seu conterrâneo do Piauí Carlos Brandão, do TRF1. Indicado por Bolsonaro ao STF, Nunes Marques tem conseguido muitos apoios entre colegas juízes para emplacar seus apadrinhados em tribunais. A segunda vitória de Nunes Marques foi a nova derrota imposta ao desembargador Ney Bello, do TRF1. Antes do STF, Marques também era do TRF1 e travou uma disputa ferrenha contra Bello para tentar uma vaga no STJ. Desde então ambos nutrem enorme oposição um contra o outro. Bello teve apoio de seu conterrâneo do Maranhão Flávio Dino e de Gilmar Mendes, outro desafeto de Kassio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.