Lula muda até sobre a Venezuela
Mas o presidente ainda precisa melhorar bastante quando o assunto é o vizinho sul-americano...

Além de mudar o tom sobre a guerra da Ucrânia, Lula resolveu melhorar também, em Bruxelas, sua forma de atuação política quando o assunto é a Venezuela.
Convidado, praticamente mediou uma reunião com representantes do governo e da oposição do vizinho sul-americano, que vive sobre o regime chavista de Nicolás Maduro.
O presidente brasileiro – que, ao se referir à Venezuela este ano, deu a infeliz declaração de que o conceito de democracia é relativo – tentou modular a tonalidade de seus comentários, menos vermelho e mais ao centro.
Segundo o jornal O Globo, Lula afirmou que a solução dos problemas da Venezuela tem que partir do próprio povo, discutindo as eleições do país em 2024.
Para quem recebeu o ditador Nicolás Maduro, em Brasília, com tapete vermelho – além de plumas e paetês -, é um avanço considerável.
Uma pena – somente – que o petista tenha esquecido de completar o raciocínio. Para que o povo da Venezuela faça isso, o “companheiro” Maduro precisa deixar. Não é o que ele tem feito até agora.