Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Exército fez história ao indiciar quem liderou a carta golpista

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 nov 2024, 20h21 - Publicado em 1 nov 2024, 10h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Exército concluiu o Inquérito Policial Militar sobre a carta de militares da ativa e da reserva que incitava os comandantes militares a darem um golpe de Estado e impedirem a posse do presidente Lula.

    Normalmente, quando chamam para a Justiça Militar fatos assim, as punições ficam nas advertências. Desta vez, três foram indiciados a penas que vão de dois a quatro anos de detenção.

    O coronel da ativa Anderson Lima de Moura e dois da reserva, Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo Cardoso, foram indiciados por indisciplina militar, que prevê de dois a quatro anos de prisão, e por crítica indevida, com pena de dois anos de detenção. Há um quarto coronel, também da ativa, sendo investigado ainda. Ele se chama Alexandre Castilho Bittencourt da Silva e conseguiu uma liminar que suspendeu parte da sindicância. Mas, como os outros, cometeu o mesmo crime.

    Ainda faltam outros passos para que se possa dizer que a impunidade desses militares golpistas ficou para trás. A 2ª Procuradoria da Justiça Militar vai decidir se apresenta a denúncia ou pede novas diligências. Ao todo, o Exército investiga 46 oficiais que assinaram uma carta pedindo reação armada contra o resultado das eleições.

    Tudo isso é grave. Gravíssimo. O país esteve, pela agitação golpista do ex-presidente Jair Bolsonaro, muito perto de uma ruptura institucional. Faz bem o Exército em agir. E que a Justiça Militar não proteja os companheiros de farda que cometeram indisciplina, mas também atentaram contra a Constituição e a democracia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.