Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Dilma dá a real sobre o principal erro de Chávez na Venezuela

Ex-presidente define claramente as mazelas do governo venezuelano

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jan 2022, 12h31 - Publicado em 10 jan 2022, 12h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O vídeo de uma entrevista concedida pela ex-presidente Dilma Rousseff em agosto do ano passado voltou a ganhar destaque neste final de semana e viralizou. Uma resposta dela nessa entrevista é a declaração mais lúcida de um petista sobre a Venezuela, assunto que tem potencial de movimentar o debate na corrida presidencial.

    Em entrevista, a presidente foi na contramão do posicionamento do PT, afirmou que o chavismo apostou no Exército para estar no poder e destacou que a Venezuela não possui empresariado, realidade típica de ditaduras.

    Na conversa, Dilma afirma que os movimentos sociais derrotados são um dos pontos que permitem o surgimento da ultradireita.

    “Tem duas coisas que permitem o surgimento da ultradireita. Uma: se de uma certa forma os movimentos sociais estão derrotados. Duas: se há cumplicidade dos outros Poderes”, diz a ex-presidente que, em seguida, enfatiza que governo não faz movimentos sociais.

    O entrevistador questiona se a Venezuela não mostra o oposto do que Dilma está dizendo. Ela diz que a Venezuela não é boa comparação. Depois sorri e conta uma história surreal.

    Continua após a publicidade

    “Uma vez, eu estava questionando o Chávez porquê ele levava, sem falar conosco, empresários brasileiros para discutir em outros países da América Latina. E perguntei para ele assim, a título de conversa amigável: você acharia correto, Chávez, que a gente convocasse seus empresários para levar para outro país para fazer uma discussão? Ele disse para mim: eu acharia engraçado, eu não tenho empresários”, afirma Dilma.

    A ex-presidente ainda diz: “Com isso eu quero te dizer o seguinte. Não dá para comparar a gestão do Brasil com a gestão da Venezuela. É incomparável”.

    O entrevistador diz que o chavismo fez uma aposta na mobilização social permanente. Dilma o interrompe. “Não, o chavismo fez uma aposta no Exército. […] Fundamentalmente. A não ser que a gente seja ingênuo”, rebate Dilma.

    Continua após a publicidade

    As falas da ex-presidente são fortes e representam uma análise diferente da feita pelo PT. Em novembro do ano passado, a legenda publicou matéria em seu site oficial elogiando as eleições na Venezuela e falou em respeito às regras democráticas.

    “A Secretaria de Relações Internacionais saúda a realização das eleições venezuelanas neste domingo, 21 de novembro. O processo eleitoral ocorreu em total respeito às regras democráticas e concedeu a vitória do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) em vinte estados, tendo a oposição vencido nos três restantes”, mostra o texto do PT.

    Agora, o partido terá que lidar com as declarações de Dilma que, embora não tenha dito claramente que o chavismo é uma ditadura, deixou claro que o país tem duas nuances típicas de regimes ditatoriais: falta de empresariado e controle do Exército.

    Continua após a publicidade

    “Onde estiver o Exército, nunca acredite que as mobilizações paramilitares ocorram sem a cumplicidade deles”, disse a ex-presidente.

    Durante seu mandato como presidente do país, Dilma ficou conhecida por dar declarações atrapalhadas e por não se expressar de forma clara sobre diversos assuntos. Dessa vez, a presidente foi clara.

    Se o PT insistir em defender o regime da Venezuela isso certamente será usado por seus adversários na campanha. Melhor seria ouvir o que a ex-presidente está dizendo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.