Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Como Alexandre de Moraes agiu para fechar o cerco contra as redes sociais

Ou... Por que o STF seguiu o ministro mais prestigiado da corte

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 fev 2023, 10h53 - Publicado em 24 fev 2023, 10h48

Conhecido como xerife do STF, o ministro Alexandre de Moraes foi fundamental para que a mais alta corte do país fechasse o cerco contra redes sociais como Facebook, Twitter e Telegram.

Ao decidir nesta quinta, 23, que órgãos de investigação podem colher informações diretamente com as redes sociais sem a necessidade de passar pela Justiça estrangeira, o Supremo Tribunal Federal deixou claro que o Brasil não vai mais tolerar a omissão dessas grandes plataformas digitais.

A decisão foi unânime, sinalizando que há consenso dentro do STF sobre o tema. Mas quem construiu essa unanimidade? Segundo integrantes da corte ouvidos pela coluna, Alexandre de Moraes.

Magistrado que tem atuado firmemente contra os movimentos antidemocráticos que cresceram no Brasil sob liderança de Jair Bolsonaro, Moraes comprovou para todos os outros colegas de toga – antes do julgamento – que houve “desleixo” das redes sociais durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Continua após a publicidade

Foi o suficiente para que os 11 ministros – no caso, 10, porque Luís Roberto Barroso se declarou suspeito – votassem contra as Big Techs. Mesmo não participando do julgamento, Barroso pediu, contudo, publicamente que elas se apressem em apagar conteúdos ilegais, como incitação ao terrorismo.

Dono de um prestígio que hoje extrapola o Supremo e chega aos palácios do Executivo e do Legislativo, Moraes resolveu usar seu “poder” não para tentar controlar as redes sociais, mas evitar que elas continuem uma terra de ninguém. Parabéns, ministro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.