Ciro Gomes e a nova teoria da conspiração sobre Lula
Pedetista passou dos limites ao falar que o ex-presidente trabalhou pelo impeachment de Dilma

Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. O leitor deve estar pensando que eu escrevo este texto da mesa de bar, mas não. É do meu escritório mesmo. Ciro Gomes passou de todos os limites agora.
Uma coisa é o pré-candidato à presidência da República do PDT querer ser a voz da terceira via, contratar o ex-publicitário petista acusado de corrupção (que fez delação premiada, não esqueçam disso) e bradar “Nem Lula, Nem Bolsonaro”.
Mas dizer que o líder das pesquisas eleitorais do ano que vem, Lula – portanto, seu adversário – conspirou para a concretização do impeachment de Dilma Rousseff é demais. Passa de todos os limites.
“Eu atuei contra o impeachment, e quem fez o golpe foi o Senado Federal. Quem presidiu o Senado? Renan Calheiros. Quem liderou o MDB nessa investida? O Eunício Oliveira. Com quem o Lula está hoje? Hoje eu estou seguro que o Lula conspirou pelo impeachment da Dilma, estou seguro”, afirmou Ciro Gomes ao Estadão. Aliás, algo que ele não pode provar.
Lula lutou até o fim para evitar o impedimento de Dilma. Mas o Ciro – e quem acompanha Brasília nos últimos 20 anos sabe – é o rei da teoria da conspiração. É dele. Toda hora ele inventa uma nova teoria para tentar chamar os holofotes para si.
Disse neste espaço e repito. Nem João Santana conseguirá fazer Ciro virar a opção de centro – pedetista tem contra si temperamento explosivo e visão muito estatizante da economia.
Outro dia, presenciei Lula sendo bastante cortês com o seu antigo ministro, hoje rival: o petista disse ser grato pelo trabalho prestado pelo pedetista a ele e que o país nunca verá ele falando mal do pré-candidato.
Ciro é Ciro. Lula é Lula.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)