Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Boulinhos paz e amor não funcionou

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 out 2024, 16h31 - Publicado em 22 out 2024, 16h31

Em 2020, também em um ano de eleições municipais, a coluna mostrou por A + B porque Guilherme Boulos se transformou no grande fenômeno eleitoral das capitais do país. E não foi ao final da eleição. Era ainda 10 de outubro.

Não precisa ser nenhum vidente sobre a eleição de 2024, ou sobre o próximo domingo, para ver que a estratégia deste ano não foi tão eficiente. Há quatro anos Boulos perdeu ganhando. Desta vez, perdeu perdendo mesmo.

O deputado federal não conseguiu atrair nem mesmo a totalidade dos eleitores de Lula paulistanos, extremamente fiéis à esquerda, para o seu barco.

(A Quaest mostrou que 69% dos que votaram em Lula escolhem Boulos na capital, enquanto 82% dos que votaram em Bolsonaro dizem votar em Nunes).

Nesta terça,22,  o antigo líder dos movimentos sem-teto, acuado pela melhora quase irrisória em pesquisas nesta última semana, soltou “Carta ao Povo de São Paulo”, em um movimento de campanha semelhante à carta ao povo brasileiro de 2002 de Lula.

Continua após a publicidade

Naquele momento da política nacional, Lula precisava falar à Faria Lima que respeitaria os contratos nacionais e internacionais. Deu certo, mas ela foi divulgada em junho de 2002, quatro meses antes da eleição com a intenção de quebrar a imagem de radicalismo que o acompanhava.

Boulos sofre do mesmo preconceito de que se trata de um radical de esquerda, mas divulgou o texto faltando apenas cinco dias para o pleito. Cinco dias.

Todo cientista político que se preze diria que o psolista precisa de um grande fato político para mudar o destino desta eleição na capital paulista. Nesse ritmo, pode ter menos voto do que em 2020.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.