Lideranças partidárias em Brasília se mostraram surpresas com a forma como Fernando Haddad respondeu a perguntas de jornalistas na coletiva desta segunda-feira, 30.
O ministro da Fazenda estava visivelmente irritado e longe da cortesia que dispensa aos profissionais da imprensa, na avaliação desses políticos (incluindo os da base do governo).
Ao ser questionado de forma pertinente sobre um determinado tema, Haddad fez a grosseria de responder assim a uma jornalista: “Querida, faz o teu trabalho, é público (o documento)”.
Não é a primeira vez que isso acontece. Em 6 de janeiro, a coluna mostrou como o ministro da Fazenda errou no tom com um jornalista quando o problema era outro, a moeda única para o Mercosul.
Haddad manteve a coletiva hoje para tentar desfazer o estrago causado pelo presidente Lula, que jogou por terra a grande promessa de sua gestão na Fazenda: a meta fiscal de 2024.
Haddad prometeu que iria zerar o déficit, mas Lula disse que “a gente não precisa disso”. “Não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras”.
Para essas lideranças partidárias, Haddad demonstrou um “certo descontrole ao abandonar a coletiva”, o que só comprova que uma “nova crise no governo” parece mesmo ter sido instalada.
Fica até ruim para a própria relação do ministro da Fazenda com o Congresso Nacional, que andava de vento em popa até que o presidente o desautorizou.