A oportunidade do TST para resolver 6 mil ações de uma só vez
Caso das promoções por antiguidade da Corsan, empresa gaúcha de água e esgoto, pode ter consolidada solução definitiva para milhares de processos judiciais
Centro de um impasse bilionário, o caso da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pode dar ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) a condição de reduzir o conhecido alto estoque de ações judiciais da Justiça Trabalhista.
O debate jurídico, abordado no âmbito de um Incidente de Recursos Repetitivos (IRR), trata das promoções por antiguidade, benefício implementado quando a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) era estatal.
Embora o mecanismo de uniformização de jurisprudência não seja específico sobre o caso da Corsan, o seu julgamento poderá padronizar o desfecho de todas as 6 mil ações da companhia relativas ao assunto.
O desafio envolve evitar que a Corsan seja enquadrada em uma tese genérica sobre promoções por antiguidade, pois, além de ser uma das empresas com maior volume de ações, tem comprovado a existência de critérios objetivos previamente estabelecidos pela própria companhia.
Hoje, o TST reconhece majoritariamente, em decisões individuais e de turmas, a validade dos parâmetros da Corsan para aplicar as promoções por antiguidade.
As decisões do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, porém, são predominantemente no sentido contrário ao que a Corte Superior vem decidindo.
A proporção da discordância é de quase 60%: dos 548 acórdãos regionais publicados sobre o tema de março de 2024 a abril deste ano, 318 são em sentido contrário à jurisprudência do TST.
Por ora, as ações sobre o tema seguem sendo julgadas caso a caso, uma vez que ainda não houve determinação para suspendê-las até a conclusão do julgamento pelo Pleno do TST. A expectativa é que o IRR seja pautado ainda este semestre.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Venezuela ordena prisão de ‘todos’ os americanos envolvidos em captura de Maduro







