Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A nova maldade do governo Bolsonaro contra Lula

Saiba qual...

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 dez 2022, 19h06 - Publicado em 14 dez 2022, 17h41

Luiz Inácio Lula da Silva vive uma situação inédita desde a redemocratização: não sabe para onde vai após a posse no dia 1º de janeiro.

É o que afirmam seus principais aliados em Brasília.

Vítima de uma transição vergonhosa na qual o atual presidente não admite a derrota, o presidente eleito teve que assistir da janela de um hotel em Brasília os vândalos bolsonaristas queimarem parte da cidade.

Pois o Brasil nem sempre foi assim.

Continua após a publicidade

Há 20 anos, Lula preparou uma costela assada na Granja do Torto, que havia sido cedida a ele antes mesmo de sua primeira posse, para receber o presidente da República ainda em exercício, Fernando Henrique Cardoso.

Civilizadamente, os dois adversários políticos jantaram e posaram para as fotos. Era o dia 29 de dezembro de 2022. No dia 1º, FHC passou a faixa presidencial para Lula, que assumiu o mandato como inquilino da Granja.

Neste dezembro de 2022, Jair Bolsonaro, 45 dias após as eleições, não fez nenhum gesto do tipo – isso, mesmo após encontros entre integrantes do seu primeiro escalão com o da próxima gestão na qual essa situação foi exposta.

Continua após a publicidade

É mais um ato antidemocrático do atual presidente.

Neste fim de ano a Granja do Torto continua sendo ocupada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. E nenhum imóvel do governo foi colocado à disposição de Lula. Rigorosamente nenhum.

Não se iniciou qualquer processo de mudança de inquilino. E, mesmo se for realizado de última hora, serão necessárias medidas de segurança como varreduras por escutas, já que se trata do atual governo da extrema direita.

Continua após a publicidade

É aquela hora que se vê que o  Brasil andou para trás mesmo. Regrediu. E Lula pode terminar o primeiro dia de trabalho, no 1º de janeiro, sem casa para morar. E tendo que voltar para um hotel como na capital do país, mesmo como presidente da República no exercício do mandato.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.