Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A grande diferença entre Lula e Bolsonaro na tragédia do Rio Grande do Sul

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 18h32 - Publicado em 15 Maio 2024, 08h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lula x Bolsoanro
    O presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro: polarização nacional (Ricardo Stuckert/PR - Dado Galdieri/Bloomberg/Reprodução)

    A extrema-direita brasileira está tentando manter o clima odioso da polarização – esse que nos amaldiçoa há anos – mesmo durante a tragédia ambiental sem precedentes que devastou o Rio Grande do Sul e corações brasileiros.

    Até o momento, os extremistas têm falhado na missão. Me pergunte por que, leitor, e eu responderei…

    O governo Lula tem conseguido controlar o noticiário mantendo reuniões constantes, grupos de trabalhos permanentes – seja com Rui Costa, seja com Fernando Haddad.

    O anúncio deste momento, por exemplo, será sobre o auxílio emergencial para as famílias. Antes, foi sobre as contas públicas – uma ajuda enorme que suspendeu a dívida do estado por três anos, sem cobrar juros no período para ela não crescer.

    A verdade é que Lula e seus ministros têm estado presentes no estado. Alias, o governo estará novamente nesta semana.

    Diante de todo esse quadro, o que resta à extrema direita – incluindo integrantes da família Bolsonaro? Soltar notícias e narrativas falsas.

    Continua após a publicidade

    Reportagens têm mostrado quem são os divulgadores de fake news. Entre políticos, estão, lamentavelmente, vários quadros do PL, partido do ex-presidente.

    E o que eles têm tentado propagar? Que Lula demorou a agir em relação ao problema. Não é verdade. O presidente estava imediatamente lá, já voltou uma segunda vez no Rio Grande do Sul e prepara uma terceira viagem nesta quarta, 15.

    A invenção da oposição sobre o comportamento do atual presidente é para tentar tampar uma lembrança difícil de esquecer.

    É quase impossível não lembrar de Jair Bolsonaro dando gargalhada em um jet ski enquanto a Bahia estava sendo totalmente inundada. “Espero não ter que interromper minhas férias”, disse à época, reiterando sua conhecida falta de empatia e sensibilidade. Não vou nem falar do comportamento do ex-presidente na pandemia…

    O fato é que, sem querer defender o atual governo, que tem suas falhas analisadas aqui semanalmente… a gestão petista, neste caso, tem acertado.

    Continua após a publicidade

    No atual momento de consternação nacional, a realidade é uma só. A extrema-direita tenta manter o clima de polarização com narrativas falsas enquanto o governo cria um clima de cooperação e de fluxo de decisões rápidas para ajudar o Rio Grande do Sul.

    Na verdade, isso tem mais a ver até com sentimento nacional do que com o comportamento do PT. Esse sentimento nacional em relação ao Rio Grande do Sul é de muita doação e ajuda voluntária, ignorando a política em si.

    O clima está a favor da cooperação, enquanto a extrema-direita nada contra a maré e tenta transformar a tragédia em conflito.

    Até o momento, caros leitores, não deu certo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.