Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A conta (cara) da educação no país lamentavelmente chegou

O governo ignorou alunos e agora os números chegaram

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 set 2022, 21h14

A fatura da irresponsabilidade do atual governo com a educação brasileira chegou. Nesta sexta, 16, o Ministério da Educação (MEC) divulgou dados preocupantes – e tristes – sobre o aprendizado dos alunos brasileiros no período da pandemia.

Os números são assustadores, mas já eram esperados.

Enquanto enfrentamos a pior pandemia dos últimos tempos, fomos governados por um presidente que riu das vítimas e que simplesmente ignorou a educação. Analistas, jornalistas, estudiosos, todos tentaram alertar sobre o caos que viria sem ações imediatas do governo através do MEC.

Mas Bolsonaro, na verdade, não ignorou a educação brasileira. Pelo contrário. Ele bateu insistentemente na tecla de uma “guerra ideológica” que, assim como tantas outras ideias, só existem na mente do bolsonarismo.

Continua após a publicidade

Enquanto os alunos tiveram que lidar com o ensino à distância, muitas vezes deficiente, o presidente do país palestrava contra ideologia de gênero e outros temas que pouco ou nada tem a ver com a eficiência do aprendizado.

E o que dizer do Ministério da Educação?

O troca troca de ministros trouxe um líder mais despreparado que o outro. Em quatro anos, foram indicados quatro nomes diferentes e nenhum teve a capacidade de agir para minimizar os efeitos da pandemia nos alunos brasileiros.

Continua após a publicidade

O quinto nome, que está hoje no comando, é Victor Godoy, que também não tem feito nada de diferente para melhorar o ensino.

Mais recentemente, para completar o quadro negativo, um escândalo de corrupção envolvendo a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro e o desvio de verbas do MEC.

Enquanto insiste em criticar quem, segundo ele, falou “economia a gente vê depois” durante a pandemia, Bolsonaro esquece que ele mesmo fez algo terrível: educação? Isso a gente vê depois.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.