Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A conta (cara) da educação no país lamentavelmente chegou

O governo ignorou alunos e agora os números chegaram

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 set 2022, 21h14

A fatura da irresponsabilidade do atual governo com a educação brasileira chegou. Nesta sexta, 16, o Ministério da Educação (MEC) divulgou dados preocupantes – e tristes – sobre o aprendizado dos alunos brasileiros no período da pandemia.

Os números são assustadores, mas já eram esperados.

Enquanto enfrentamos a pior pandemia dos últimos tempos, fomos governados por um presidente que riu das vítimas e que simplesmente ignorou a educação. Analistas, jornalistas, estudiosos, todos tentaram alertar sobre o caos que viria sem ações imediatas do governo através do MEC.

Mas Bolsonaro, na verdade, não ignorou a educação brasileira. Pelo contrário. Ele bateu insistentemente na tecla de uma “guerra ideológica” que, assim como tantas outras ideias, só existem na mente do bolsonarismo.

Enquanto os alunos tiveram que lidar com o ensino à distância, muitas vezes deficiente, o presidente do país palestrava contra ideologia de gênero e outros temas que pouco ou nada tem a ver com a eficiência do aprendizado.

Continua após a publicidade

E o que dizer do Ministério da Educação?

O troca troca de ministros trouxe um líder mais despreparado que o outro. Em quatro anos, foram indicados quatro nomes diferentes e nenhum teve a capacidade de agir para minimizar os efeitos da pandemia nos alunos brasileiros.

O quinto nome, que está hoje no comando, é Victor Godoy, que também não tem feito nada de diferente para melhorar o ensino.

Continua após a publicidade

Mais recentemente, para completar o quadro negativo, um escândalo de corrupção envolvendo a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro e o desvio de verbas do MEC.

Enquanto insiste em criticar quem, segundo ele, falou “economia a gente vê depois” durante a pandemia, Bolsonaro esquece que ele mesmo fez algo terrível: educação? Isso a gente vê depois.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.