A carta na manga do ministro de Lula
Ou... o ativo político do integrante do primeiro escalão petista, que usa o humor para desarmar o adversário
O titular da justiça do governo Lula 3 é um verdadeiro frasista. Além das declarações e respostas recheadas de ironia e bom humor, Flávio Dino é também dono do maior engajamento na internet entre todos os ministros.
“Justiça é dar a cada um o que é seu. Se a pessoa faz um debate sério, eu respondo com seriedade. Se a pessoa está lá tentando proliferar fake news, agressividade e se comportando de um modo ridículo, eu uso um recurso retórico para sublinhar o ridículo”, disse o ministro em entrevista ao G1.
Figura assídua nas audiências públicas na câmara e no senado (ele faz questão de ir ao congresso toda vez que é chamado, já compareceu várias vezes e tem mais de cinquenta pedidos de participação em seu nome), o ministro da justiça tem viralizado com suas respostas.
“Não precisa o senhor ir para porta do Ministério da Justiça fazer vídeo de internet porque se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece o Capitão América? O Homem-Aranha? ”, disse o ministro, provocando risadas.
Após a declaração, virou meme na pele do Incrível Hulk, Capitão América e Homem Aranha. “Confesso que gostei”, respondeu.
Em outra ocasião, cansado após passar pela sabatina de seus adversários, ainda conseguiu espaço para brincadeira: “Tenho certeza que minha esposa está feliz porque os senhores estão contribuindo para minha dieta, porque eu não tenho almoço”.
Mas nem só de respostas bem humoradas vive o ministro.
Enquanto várias pastas alegam que o governo começou de forma lenta e confusa, o Ministério da Justiça não pode dizer o mesmo. Flávio Dino enfrentou a tentativa de golpe de 8 de janeiro. Depois disso, arregaçou as mangas contra os garimpeiros nas terras Yanomami e agora sua mais recente missão é desarmar o bolsonarismo (tarefa bastante difícil, essa).
Semana passada, após o novo prazo para regularização dos CACs, comandou a operação contra os ilegais, apreendendo 47 deles e informando ter mais de 6 mil na mira. É bastante trabalho.
Uma pessoa como ele é fundamental nesse momento. Depois de passarmos quatro anos assistindo a debates estressados, radicais e violentos, ver um ministro desarmando seus adversários com humor tem um enorme valor político para Lula.