Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Três fatores que preocupam a campanha de Datena à prefeitura de São Paulo

Alguns fatos acenderam o sinal amarelo para o PSDB sobre o desempenho da candidatura

Por Marcela Rahal 28 ago 2024, 06h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena
    O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB/Divulgação)

    A candidatura do apresentador José Luiz Datena à prefeitura de São Paulo tem preocupado alguns integrantes do PSDB ouvidos pela coluna. Até o dia 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições, ainda tem tempo, mas a avaliação é de que o jornalista não tem decolado nas pesquisas, o desempenho em debates não foi bom e ainda conta com pouca estrutura de campanha.

    Publicidade

    Após 4 desistências, Datena virou candidato em uma eleição pela primeira vez. Nas primeiras pesquisas de intenção de voto ele surpreendeu, chegou a empatar tecnicamente com os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). O resultado chegou até a preocupar os primeiros colocados.

    Publicidade

    Desde então, participou de dois debates, o da Band e outro do Estadão junto com portal Terra, e nos encontros o apresentador não se saiu bem. Deixou de apresentar propostas, gaguejou muito, teve dificuldades de concluir raciocínio, o que o levou até a pedir desculpas à cúpula do partido depois do primeiro debate. No último, promovido por Veja, nem sequer apareceu numa estratégia armada nos bastidores com as equipes do prefeito e do deputado federal para conter o avanço do candidato do PRTB, Pablo Marçal.

    A chegada do coach mudou o jogo novamente. O influenciador embaralhou a disputa, roubando votos de Nunes e de Datena. O apresentador perdeu força e não tem mais conseguido decolar nas pesquisas.

    A campanha também não conta com apoio de nenhum outro partido, e a estrutura não tem ajudado a impulsionar mais a imagem do apresentador. Talvez seja precipitada a preocupação do partido, mas é fato que a entrada do influenciador acabou roubando um espaço que daria para o jornalista crescer.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.