Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Site da oposição mostra placar para o impeachment de Moraes no Senado

Oposição criou uma página para divulgar a posição dos parlamentares em relação a saída do ministro do STF

Por Marcela Rahal Atualizado em 18 set 2024, 14h58 - Publicado em 18 set 2024, 13h19

Senadores e deputados da oposição criaram dois sites para divulgar a posição dos parlamentares em relação ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. As páginas chamadas de Votos Senadores e Votos Deputados trazem o posicionamento sobre a destituição do magistrado, relator de inquéritos que miram bolsonaristas.

Entre os senadores, o placar está em 36 favoráveis, 29 indecisos e 16 contra. Na Câmara, até agora, são 157, 229 e 128, respectivamente. Os sites mostram as fotos de cada parlamentar, os dados, as redes sociais e contatos. A ideia da divulgação é pressionar os indecisos.

Além disso, um link para um abaixo-assinado criado na plataforma change.org está disponível para aqueles que quiserem participar, já são mais de 1,5 milhão de assinaturas e a meta é chegar em 5 milhões.

O movimento contra o magistrado ganhou força depois da decisão de Moraes de suspender o X, que se deu por falta de cumprimento de determinação judicial, e após mensagens que foram vazadas de assessores de ministros indicando que ele usava a estrutura do TSE, quando era presidente da instituição, para produzir relatórios contra investigados no inquérito das milícias digitais, em que é o relator.

Continua após a publicidade

No último dia 9, logo após a manifestação convocada por bolsonaristas pedindo a saída do magistrado da Suprema Corte, na Avenida Paulista, no dia da Independência da República, a oposição apresentou um chamado “mega pedido” de impeachment, assinado por 152 deputados e adesão de 36 senadores.

São necessários 2/3 dos 81 senadores para a aprovação de um impeachment, ou seja, 54 votos. Mas, antes disso, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, precisaria aceitar o pedido de abertura do processo, o que é muito pouco provável que aconteça.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.