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Marcela Rahal

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Repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional

O que a PF espera para concluir a investigação de acidente da Voepass

Serão feitos dois laudos relacionados ao desastre aéreo que deixou 62 mortos em Vinhedo (SP)

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 ago 2024, 10h46 - Publicado em 14 ago 2024, 12h36

A Polícia Federal fará uma investigação junto com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para apurar as causas da queda do avião da Voepass 2283, em Vinhedo (SP), que deixou 62 mortos. O material examinado pelo Cenipa será o mesmo, mas as conclusões e interpretações serão tomadas de forma independente. O laudo produzido pela PF pode indicar possíveis responsáveis pela tragédia.

Segundo a instituição, um desses documentos é chamado de laudo descritivo do local, que ficará pronto em cerca de 3 meses e vai apontar o contexto do acidente com fotografias, a posição da aeronave após a queda, danos externos e número de vítimas.

Outro, chamado de laudo de sinistro aeronáutico, é mais abrangente e a previsão é de que seja concluído em 1 ano. Nesse documento, serão analisados vários aspectos que podem ter contribuído para o acidente. Em linhas gerais, serão avaliadas as condições climáticas, o fator humano, a situação e revisão da autorização das aeronaves, a comunicação e a política de treinamento da empresa Voepass.

O Cenipa prometeu entregar em 30 dias o laudo com as possíveis causas do acidente aéreo. A diferença para a conclusão da PF é o detalhamento da investigação que pode acarretar em pedido de indiciamento contra possíveis responsáveis pela tragédia.

Nesta terça-feira, 13, o chefe do Centro, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, afirmou que os gravadores registraram “com sucesso” os dados de voz e de voo relacionados à aeronave. O material será essencial para o avanço das investigações.

A PF também deve ouvir o controlador de voo, o dono da companhia aérea, o gerente de manutenção, o gerente operacional (todas as pessoas direta e indiretamente ligadas à aeronave) e quem tenha participado da investigação técnica (peritos criminais federais), além de nomes que surgirem ao longo do processo de apuração sobre o desastre aéreo.

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