‘Não há hipótese’, diz ministro sobre mudança de local para COP30
À coluna, Celso Sabino afirmou que a crise da hospedagem está sendo tratada com ‘prioridade absoluta’ e que o evento será 'histórico'
Diante da crise provocada pelos exorbitantes preços para a hospedagem durante a COP30 em Belém, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou à coluna que os governos federal e do Pará têm tratado essa questão com ‘prioridade absoluta’ e que não faltarão vagas para acomodar as delegações dos 190 países participantes.
Há cerca de duas semanas, 27 nações assinaram uma carta cobrando uma solução para a questão da acomodação e uma possível mudança de local para a realização do evento. Sabino disse, no entanto, que essa hipótese está descartada e que o evento será ‘histórico para o Brasil e estratégico para a crise climática’.
Como está essa questão da hospedagem para a COP30, há uma crise?
A COP30 é o maior evento climático do planeta exige uma articulação complexa entre diversos setores. Um evento que vai receber representantes de quase 200 países, necessita de ajustes logísticos contínuos. O governo federal, o governo do Pará e a ONU estão em diálogo constante para garantir que todas as delegações tenham condições adequadas de hospedagem e participação. O Brasil já demonstrou capacidade de sediar grandes encontros internacionais. Em Belém, faremos a melhor COP da história, no coração da Amazônia.
Por que tantos países pediram a transferência do local? Existe essa possibilidade?
A COP30 será realizada em Belém. Não trabalhamos com qualquer outra hipótese. O próprio presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e 19 governadores brasileiros manifestaram apoio irrestrito à cidade como sede. O que existe é uma preocupação legítima de algumas delegações internacionais com relação aos custos de hospedagem. Vale destacar que já temos mapeados mais de 50 mil leitos (28 mil quartos) e que essa questão está sendo tratada de forma técnica e construtiva, com foco em encontrar soluções para todos.
Como o governo está trabalhando para amenizar os preços cobrados?
O Governo Federal está atuando de forma integrada. Hoje, tivemos uma reunião entre os Ministérios do Turismo, Meio Ambiente, representado pela ministra Marina Silva, com o secretário extraordinário da COP, Valter Corrêa, e com o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, para avançarmos nos preparativos e garantir a hospedagem para todas as delegações convidadas, especialmente as dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas. Essa é uma prioridade absoluta para nós.
O Brasil chegou a responder a esses países que cobraram uma alternativa ao local?
O diálogo é permanente. A Secretaria Extraordinária da COP está em contato com todos os países que manifestaram preocupações e o Ministério do Turismo tem buscado garantir que Belém estará pronta para receber a COP30. Essa semana, mesmo, a Pasta levou à capital paraense representantes do bloco de países do Golfo Pérsico para ver de perto os avanços na preparação da cidade. Eu recebi, pessoalmente, o grupo de seis embaixadores árabes, para ouvir as suas impressões. Todos foram unânimes em reconhecer o trabalho realizado para o evento e elogiaram a infraestrutura visitada, incluindo hotéis e os espaços que sediarão as conferências, confiando no empenho do governo brasileiro em garantir o sucesso do encontro. Em maio, já havíamos recebido também representantes de outros seis países africanos, que já confirmaram presença. É importante dizer que essas tratativas acontecem de forma diplomática e reservada, exatamente para preservar o bom andamento das negociações e garantir um desfecho que atenda a todos. O compromisso do Brasil é claro: a COP30, em Belém, será um evento histórico para o Brasil e estratégico no enfrentamento da crise climática global.





