Emendas parlamentares ‘salvam a lavoura’, diz governador do Amapá
Clécio Luís afirmou em entrevista a VEJA que os recursos são 'muito importantes' para 'estados pequenos e pobres', mas também defendeu transparência
O governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), afirmou em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, nesta terça-feira, 3, que as emendas parlamentares são ‘muito importantes’ e ‘salvam a lavoura’ de estados pequenos e pobres. O político, porém, defendeu a necessidade de ‘transparência’. A declaração de Luís ocorre após a decisão do ministro Flávio Dino, do STF, de liberar o pagamento dos recursos – o que já foi referendado pela maioria da Corte -, mas com uma série de regras.
“Essas emendas foram a forma como nós passamos a nos enxergar no Orçamento. Porque o parlamentar pega uma parte do Orçamento e pinça para fazer obras no nosso estado. Eu concordo que toda a transparência é fundamental para um processo republicano, democrático, que as coisas sejam feitas às claras. Eu concordo que o processo legislativo pode ser aprimorado, mas eu garanto que, para estados pequenos e pobres, as emendas salvam a lavoura. Elas são muito importantes. Talvez para estados ricos não fazem diferença. Para nós… a gente conta com elas pra fazer obras”, afirmou o mandatário.
Além disso, Clécio Luís também comentou sobre o andamento do processo para a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, a expectativa para a COP 30 e sobre a queda de desemprego no estado. Na semana passada, a taxa no país caiu para 6,2%, no trimestre encerrado em outubro. É a menor taxa já registrada na história da série da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O Amapá foi o líder na geração de emprego e renda no país, registrando uma redução de 8,3%.
Sobre o programa
O programa, apresentado por Marcela Rahal, também aborda as principais notícias do dia.
Lembrando que você pode participar mandando sua pergunta nas nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal
Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo e fique por dentro das principais notícias do dia: