A menos de uma semana da votação decisiva para o segundo turno, diversos candidatos alinhados à direita bolsonarista viram o sinal de alerta acender depois da última rodada de pesquisas feitas pela Quaest, nesta semana.
Em nove capitais, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro — incluindo aqueles que terminaram à frente na contagem de votos do primeiro turno — estão em desvantagem no segundo ou viram seus rivais crescerem nesta etapa da campanha e chegar, no mínimo, à situação de empate técnico.
A única capital em que a direita bolsonarista lidera fora da margem de erro é Aracaju: a vereadora Emília Corrêa (PL) tem 52% dos votos ante 32% de Luiz Roberto (PDT). No primeiro turno, ela teve 41,62% dos votos válidos ante 23,86% do adversário, que é apoiado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja abaixo a dificuldade da direita bolsonarista em outras capitais:
Belo Horizonte
- Quem disputa o segundo turno? O deputado federal Bruno Engler (PL) e o prefeito Fuad Noman (PSD).
- Qual é o cenário nas pesquisas? Noman lidera com 46% ante 37% de Engler, segundo levantamento divulgado na quarta-feira 16. A vantagem do prefeito está fora da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
- Como foi o resultado do primeiro turno? Engler ficou com 34,38% dos votos válidos e Noman levou 26,54%.
Curitiba
- Quem disputa o segundo turno? A jornalista Cristina Graeml (PMB), alinhada a Bolsonaro, e o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD).
- Qual é o cenário nas pesquisas? Pimentel tem 42% ante 39% de Graeml, o que configura empate técnico dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, segundo pesquisa divulgada no sábado 19.
- Como foi o resultado do primeiro turno? Pimentel recebeu 33,51% dos votos válidos e Graeml conquistou 31,17%.
Fortaleza
- Quem disputa o segundo turno? O deputado federal André Fernandes (PL) e o deputado estadual Evandro Leitão (PT).
- Qual é o cenário nas pesquisas? Empate absoluto: cada candidato tem 43% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada na sexta-feira 18.
- Como foi o resultado do primeiro turno? Fernandes recebeu 40,2% dos votos válidos ante 34,33% de Leitão.
João Pessoa
- Quem disputa o segundo turno? O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL), e o prefeito Cícero Lucena (PP).
- Qual é o cenário nas pesquisas? Lucena lidera com 58% e Queiroga aparece com 31% em pesquisa divulgada na quinta-feira 17.
- Como foi o resultado do primeiro turno? Cícero Lucena ficou com 49,16% do eleitorado válido; Marcelo Queiroga teve 21,77%.
Cuiabá
- Quem disputa o segundo turno? O deputado federal Abílio Brunini (PL) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
- Qual é o cenário nas pesquisas? Brunini tem 44% ante 41% de Cabral, o que configura empate na margem de erro de 3 pontos percentuais, segundo levantamento publicado na quarta-feira 16.
- Como foi o resultado do primeiro turno? Abílio ficou em primeiro com 39,61% dos votos válidos ante 28,31% de Cabral.
Goiânia
- Quem disputa o segundo turno? Os ex-deputados Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União Brasil).
- Qual é o cenário nas pesquisas? Mabel está à frente com 46% ante 39% de Rodrigues, de acordo com pesquisa publicada na quinta-feira 17. A diferença a favor do emedebista está fora da margem de erro de três pontos percentuais.
- Como foi o resultado do primeiro turno? Rodrigues levou 31,14% dos votos válidos ante 27,66% de Mabel.
Belém
- Quem disputa o segundo turno? O deputado federal Eder Mauro (PL) e o deputado estadual Igor Normando (MDB).
- Qual é o cenário nas pesquisas? Normando lidera com 51% das intenções de voto, seguido por Eder Mauro, com 33%; a pesquisa foi publicada no sábado 19. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
- Como foi o resultado do primeiro turno? Normando recebeu 44,89% dos votos válidos; Eder Mauro teve 31,48%.
Palmas
- Quem disputa o segundo turno? Os deputados estaduais Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos).
- Qual é o cenário nas pesquisas? Siqueira Campos tem 47% do eleitorado ante 43% de Valcari, segundo levantamento publicado na terça-feira 15. Há empate técnico porque a margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
- Como foi o resultado do primeiro turno? Valcari liderou com 39,22% ante 32,42% dos votos válidos de Siqueira Campos.
Manaus
- Quem disputa o segundo turno? O deputado federal Alberto Neto (PL) e o prefeito David Almeida (Avante).
- Qual é o cenário nas pesquisas? Almeida tem 43% contra 41% de Alberto Neto, o que caracteriza empate técnico dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, segundo pesquisa publicada no sábado 19.
- Como foi o resultado do primeiro turno? David Almeida ficou à frente com 32,16% dos votos válidos; Alberto Neto chegou com 27,94%.