Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

TJ-SP livra coordenador do MBL de denúncia de tráfico de influência

Renan Santos era acusado pelo MP de interferir para contratação de empresário pelo governo de SP em troca de doações a canal no YouTube

Por Caíque Alencar 24 nov 2021, 09h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em uma vitória na Justiça, o coordenador nacional do MBL, Renan Santos, se livrou das acusações de tráfico de influência pela suposta interferência para a contratação de um empresário pelo governo do estado de São Paulo em troca de doações em dinheiro para o canal do MBL no YouTube. No entendimento da 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, em acórdão publicado nesta terça-feira, 23, os desembargadores não identificaram qual conduta de Renan poderia ser caracterizada como tráfico de influência.

    Denúncia do Ministério Público apontava que o coordenador do MBL teria usado influência política para interferir na contratação do empresário Alessander Mônaco Ferreira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Segundo a denúncia, Renan receberia como contrapartida doações em dinheiro ao canal do MBL através do superchat – essa ferramenta é uma das formas pelas quais os youtubers ganham dinheiro diretamente de seus espectadores.

    “O fato de se tratar de um crime de complexa comprovação, não retira o ônus da acusação de demonstrar indícios minimamente suficientes de possíveis condutas típicas praticas pelo denunciado”, escreveu o desembargador Camilo Léllis, relator do caso. Para o magistrado, a denúncia contra Renan “tangencia à inépcia, pois não há descrição clara de qualquer fato típico supostamente praticado por ele, mas apenas ilações, em razão de sua forte ligação com o MBL – Movimento Brasil Livre”.

    A denúncia já havia sido rejeitada em primeira instância, mas o MP recorreu ao TJSP.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.