Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Tarcísio define as doenças que serão tratadas com a maconha medicinal

Governador de São Paulo sancionou lei em janeiro deste ano que prevê distribuição dos medicamentos pelo SUS

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 Maio 2024, 00h05 - Publicado em 5 jun 2023, 15h29

O governo de São Paulo definiu as três doenças que poderão ser tratadas com cannabis medicinal depois que uma lei sancionada por Tarcísio de Freitas (Republicanos) for regulamentada. São elas: síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut e esclerose tuberosa.

A expectativa do setor é que a legislação entre em vigor até a próxima semana e o medicamento possa ser incluído na lista do SUS.

A escolha das enfermidades foi decidida após uma série de reuniões que ocorreram com 32 entidades médicas, políticas e da sociedade civil, divididas em grupos temáticos. Após a escolha das três doenças, os grupos não serão extintos e ocorrerão novos encontros, pois há outras indicações que foram sugeridas e poderão entrar no rol de distribuição gratuita, como dor crônica refratária (deverá ser a próxima da lista), epilepsia e autismo.

Assim que assinou a lei, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), Tarcísio passou a receber críticas de parte de seu eleitorado conservador. Em entrevista a VEJA, em abril, o governador deixou claro que a questão não passa pela liberação da maconha. “Quando sancionei o projeto do canabidiol, eu estava pensando em pessoas que têm esclerose múltipla, entre outras, que vão se beneficiar do fornecimento dos medicamentos que foram testados e aprovados, e que podem ser obtidos até sinteticamente. Não tem nada a ver com a questão de drogas. É uma questão técnica, de saúde pública”, afirmou.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.