Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Superfavorito, Bruno Reis sacramenta aliança com 13 partidos em Salvador

Prefeito confirma candidatura à reeleição em situação de ampla vantagem em relação a seu principal concorrente, Geraldo Júnior

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 25 jul 2024, 15h18 - Publicado em 25 jul 2024, 14h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O União Brasil realiza na tarde desta quinta-feira, 25, a convenção que vai homologar a candidatura à reeleição do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e da atual vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT). Com uma ampla aliança, formada por treze partidos, e em situação confortável nas pesquisas de intenção de votos, Reis é uma das apostas mais consolidadas do partido nas eleições deste ano.

    Publicidade

    A convenção deverá ter a presença do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e do vice-presidente nacional da legenda, ACM Neto. Ex-prefeito de Salvador por dois mandatos, Neto é o padrinho político de Reis. Além das principais lideranças do União Brasil, também marcarão presença parlamentares e representantes dos partidos que compõem a aliança.

    Publicidade

    Além do União Brasil e do PDT, estão na coligação PP, PSDB, Cidadania, Republicanos, PL, DC, PRD, Novo, PMB, PRTB e PMN. A ampla aliança deverá dar a Reis o maior tempo de propaganda em rádio e TV no horário eleitoral.

    Liderança isolada

    Bruno Reis confirma candidatura na liderança consolidada das pesquisas de intenção de votos, em que diversos institutos apontam para a possibilidade de a eleição na capital baiana ser decidida já no primeiro turno. No levantamento mais recente, divulgado pelo Paraná Pesquisas em 16 de julho, Reis aparece com 67,6% das intenções de voto, enquanto seu principal concorrente, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), apoiado pelo PT, que governa o estado há cinco mandatos, tem 12,5%. Para levar a eleição no primeiro turno, Reis precisa ter 50% dos votos válidos mais um.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Entre os prefeitos que neste ano tentam a reeleição nas principais capitais do país, Bruno Reis é o que tem a segunda melhor situação na largada da campanha eleitoral. No Recife, o prefeito João Campos, do PSB, registra diferença ainda maior em relação aos seus principais adversários. O filho de Eduardo Campos tem 75% das intenções de votos, enquanto os cinco demais pré-candidatos, somados, chegam a 15%. O nome mais bem colocado é Daniel Coelho (Cidadania), com 8%.

    Bruno Reis também leva vantagem sobre seus adversários por ter maior grau de conhecimento entre os eleitores. Geraldo Júnior foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Salvador, mas nunca havia concorrido a cargo eletivo no Executivo até integrar, como vice, a chapa que elegeu Jerônimo Rodrigues (PT) governador da Bahia, em 2022. Caso confirme a vitória, o grupo liderado por ACM Neto completará dezesseis anos à frente da capital baiana.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.