PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Salvador: Bruno Reis tem quase 60 pontos à frente de candidato do petismo

Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 2 set 2024, 12h13 - Publicado em 2 set 2024, 09h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A cinco semanas do primeiro turno das eleições municipais de 2024, a cidade de Salvador caminha para um desfecho sem segunda rodada de votação. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) mantém ampla vantagem na capital baiana e lidera a corrida com 68,3% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira, 2.

    Na segunda posição, bem abaixo do atual mandatário, está o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), com 9,8% dos votos. Candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Júnior representa a aposta do PT, do governador Jerônimo Rodrigues, na aliança com o ex-ministro e cacique emedebista Geddel Vieira Lima. Apesar do apoio do atual governador e dos dois anteriores — Rui Costa e Jaques Wagner, hoje ministro da Casa Civil e senador, respectivamente –, a candidatura do emedebista tem dificuldades para decolar.

    Em seguida, aparecem o cientista social e sindicalista Kleber Rosa (PSOL), com 2,5%; o estudante Victor Marinho (PSTU), com 1,6%; a ativista Eslane Paixão (UP), com 1,5%; o trabalhador da construção civil Silvano Alves (PCO), com 0,4%; e o professor Giovani Damico (PCB), com 0,3%. Dentro da margem de erro de 3,8 pontos percentuais, os cinco nomes estão tecnicamente empatados em terceiro lugar.

    Aliança da direita à esquerda

    Claro favorito à reeleição, Bruno Reis encabeça uma coligação à prefeitura de Salvador composta por nada menos que treze partidos, atravessando todo o espectro político. A aliança vai desde o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, ao PDT, legenda do ex-governador cearense Ciro Gomes presidida pelo ministro da Previdência Social do governo Lula, Carlos Lupi.

    Além do União Brasil, ao qual o prefeito é filiado, completam a coligação os partidos PRD, PRTB, PMB, Mobiliza, Novo, DC e a federação formada por PSDB e Cidadania, passando pelo Republicanos, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e pelo PP, legenda do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

    Continua após a publicidade

    Popularidade em alta

    Segundo a pesquisa divulgada hoje, a gestão de Bruno Reis na prefeitura tem a aprovação de 76% e rejeição de 19,6% dos soteropolitanos. Em menor grau de popularidade, mas também apoiado pela maioria, o presidente Lula tem 60,5% de avaliações positivas e 36,3% de negativas na capital baiana.

    O governador Jerônimo Rodrigues, por outro lado, divide opiniões do eleitorado em Salvador. Após um ano e meio de seu primeiro mandato à frente do Executivo estadual, o petista conta com 49,1% de aprovação e 46,4% de desaprovação entre os moradores da capital.

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em Salvador entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é estimada em 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.