Assine VEJA nas Eleições por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Rejeitados: em quem o eleitor de São Paulo não votaria de jeito nenhum

Levantamento foi divulgado nesta quinta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 8 ago 2024, 14h50 - Publicado em 8 ago 2024, 11h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A menos de dois meses do primeiro turno das eleições municipais, o eleitorado de São Paulo ainda hesita sobre os dois candidatos que se enfrentarão na segunda rodada de votação. Um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 8, indica dois empates técnicos: o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) dividem a liderança, enquanto o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e o coach Pablo Marçal (PRTB) compartilham a segunda posição.

    Publicidade

    Por outro lado, a maior rejeição pelos eleitores paulistanos tem um alvo específico: Guilherme Boulos. Segundo a pesquisa, 28,2% dos entrevistados afirmaram que não votariam “de jeito nenhum” no parlamentar do PSOL, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta etapa, quando os participantes podem escolher múltiplos candidatos, o nome do deputado surgiu como o mais frequente.

    Publicidade

    Na sequência, aparecem como fora de cogitação pelo eleitor as figuras de Marçal (20,3%), Datena (20,1%) e Nunes (15,7%). Dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, o coach, o apresentador e o prefeito encontram-se tecnicamente empatados como o segundo nome mais rejeitado.

    Mais contra do que a favor

    Entre os quatro principais adversários na corrida eleitoral, somente o prefeito Ricardo Nunes tem intenções de voto (23,2%) maiores do que as rejeições. Em relação aos outros três, o desfavor entre o eleitorado supera a popularidade.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Além disso, isolando os nomes de Boulos, Datena e Marçal, o atual chefe do Executivo paulistano se embaralha em empate técnico com outros dois nomes como o terceiro mais rejeitado: o jornalista João Pimenta (PCO), considerado inviável por 12,6% dos eleitores, e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), escolha impossível para 11,2% dos entrevistados.

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.500 eleitores em São Paulo entre os dias 4 e 7 de agosto de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.