Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Recife: esquerda avança e candidata de Bolsonaro cai para o quarto lugar

João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) oscilam positivamente na ponta, enquanto a delegada Patrícia Domingues, apoiada pelo presidente, caiu quatro pontos

Por Da Redação Atualizado em 9 nov 2020, 20h12 - Publicado em 9 nov 2020, 20h05

O deputado federal João Campos (PSB) oscilou positivamente mais dois pontos percentuais e continua na liderança da disputa pela prefeitura do Recife, com 33% das intenções de votos, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 9, pelo Ibope. A petista Marília Arraes, que também é deputada federal, se consolidou no segundo lugar e saltou de 18% para 21%. Os dois são primos — Campos é bisneto e Marília é neta do patriarca da família, o ex-governador Miguel Arraes.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais, Marília está tecnicamente empatada com o ex-ministro Mendonça Filho (DEM), que cresceu de 13% para 17% desde o levantamento anterior, divulgado em 29 de outubro. A ascensão de Mendonça ocorre em meio a uma campanha promovida por ela para desconstruir a imagem de outra candidata identificada com a direita. A delegada Patrícia Domingos (Podemos) recuou quatro pontos percentuais e caiu para a quarta colocação, com 12%.

Nesta segunda, a Delegada Patrícia participou de uma live com Jair Bolsonaro e que foi transmitida no perfil oficial do presidente no Facebook. Bolsonaro telefonou para a candidata durante o final de semana e a chamou para ir a Brasília se encontrar com ele. A decisão foi tomada após Bolsonaro avaliar que os partidos de esquerda têm grandes chances de irem ao segundo turno na capital pernambucana.

A oficialização do apoio à candidatura da delegada provocou uma crise com o Cidadania, partido que ocupa a vaga de vice na chapa de Patrícia. O presidente nacional da sigla, o ex-deputado Roberto Freire, emitiu um comunicado rechaçando o suporte dado pelo presidente. Já o deputado federal Daniel Coelho, a principal liderança do Cidadania em Pernambuco, manifestou que continuará apoiando a candidatura da delegada.

Bolsonaro e Patrícia
Em live nas redes sociais nesta segunda, o presidente Jair Bolsonaro anuncia apoio à delegada Patrícia Domingues (Podemos), candidata à prefeitura do Recife (Facebook/Reprodução)

A rejeição da Delegada Patrícia também cresceu exponencialmente, subindo 20 pontos percentuais e atingindo 40% da população recifense. O segundo candidato com pior avaliação é o líder João Campos, com 29%. Outros 24% disseram que não votariam em Mendonça Filho, enquanto 23% rechaçam Marília Arraes.

Nas simulações de segundo turno, João Campos derrotaria todos os principais candidatos na disputa municipal. Ele venceria Marília Arraes por 42% a 34%, bateria Mendonça Filho por 48% a 33% e superaria a Delegada Patrícia por 51% a 27%.

A pesquisa foi feita pelo Ibope com 1.001 recifenses entre os dias 7 e 9 de novembro e registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PE-07456/2020. O grau de confiança dos resultados é de 95%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.