Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa: Ratinho Jr. cresce como opção da direita para 2026

Novo levantamento sobre a sucessão presidencial foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira

Por Adriana Ferraz Atualizado em 24 Maio 2024, 12h30 - Publicado em 24 Maio 2024, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As mais recentes sondagens sobre as preferências do eleitorado para a corrida presidencial de 2026 têm apontado a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como as primeiras opções do centro à direita nas simulações sem o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, como mostra reportagem de capa de VEJA desta semana. Mas os mesmos levantamentos também têm revelado, de forma constante, outra constatação: a de que o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), só cresce, de acordo com o Paraná Pesquisas.

    O último levantamento, realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio e divulgado nesta sexta-feira , 24, mostra o paranaense com 17,6%, o maior patamar já alcançado até aqui desde que seu nome começou a ser testado pelo instituto como possível substituto de Bolsonaro, que hoje está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O ex-presidente foi condenado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação do Planalto. Nessa simulação, Ratinho ficaria atrás de Lula, que marca 36,3%, e à frente do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 13,8%, e do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), que alcança 4,9%. Tarcísio não participa.

    Em março deste ano, Ratinho Jr. havia registrado 14,6% no melhor dos cenários. Em outubro do ano passado, tinha 12,8%. Com apenas 43 anos e cumprindo seu segundo mandato no comando do Paraná, Ratinho tem 79% de aprovação e bons indicadores para mostrar em uma eventual campanha presidencial. O cartão de visitas está na área econômica, onde o estado avança com programas de concessões e taxas de atividade econômica. No ano passado, o PIB avançou 5,8%, o dobro da média nacional e acima das altas de Goiás (4,4%), Minas (3,1%) e São Paulo (0,8%).

    Cautela

    Apesar da alta registrada nas pesquisas, Ratinho, por enquanto, não colocou seu nome como opção oficial da centro-direita para 2026. “O momento exige de cada governante uma reflexão de como podemos contribuir para tornarmos o país melhor. Agora, não é hora de discutirmos nomes, mas sim projetos que tornam a vida do brasileiro melhor”, disse a VEJA.

    Mais discreto, o governador aguarda as movimentações dos demais colegas interessados no cargo para avaliar se brigará ou não para ter o apoio de seu partido, o PSD, que hoje é base do governo Lula, com três ministérios. O paranaense também acompanha os passos de Tarcísio, que teria a primazia de se lançar com o apoio do ex-presidente e hoje é o governador que mais pontua em todas as simulações testadas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.