Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Quem vota em Pablo Marçal, o ‘outsider’ na eleição da maior cidade do país

Veja onde o coach tem melhor desempenho nas intenções de voto, segundo o Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 26 jun 2024, 11h18 - Publicado em 26 jun 2024, 10h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O coach Pablo Marçal já sonhou em ser presidente da República em 2022, mas foi barrado pelo seu então partido, o Pros. Foi eleito deputado federal no mesmo ano, mas teve o registro cassado pela Justiça Eleitoral. Agora, pelo PRTB, tenta ser prefeito de São Paulo, a maior e mais rica cidade do país.

    A sua entrada na disputa bagunçou a corrida eleitoral. Segundo levantamento feito pelo Paraná Pesquisas entre os dias 19 e 24 de junho, ele tem 10,0% das intenções de voto e está em terceiro lugar, atrás dos líderes Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) – veja quadro abaixo com o cenário completo.

    Em maio, segundo o mesmo instituto, Marçal tinha 5,1% das intenções de voto – com isso, quase dobrou a sua preferência no eleitorado e foi o único que cresceu fora da margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Mas quem vota em Pablo Marçal? Segundo a mesma pesquisa, o coach atinge o seu maior percentual de intenção de votos entre os eleitores de 25 a 34 anos, com 13,0%. Depois, aparecem aqueles que fazem parte da população economicamente ativa (12,5%), os que têm até o ensino médio (12,0%), os jovens de 16 a 24 anos (11,5%) e os homens e eleitores com idades entre 35 e 44 anos (11,4%).

    Continua após a publicidade

    As faixas do eleitorado onde Marçal tem mais dificuldades são os dos eleitores que não fazem parte da população economicamente ativa (4,8%), os eleitores com mais de 60 anos de idade (5,0%), aqueles que têm até o ensino fundamental (7,0%) e as mulheres (8,8%).

    Disputa eleitoral

    Em nenhum segmento específico, Marçal chega perto dos dois principais competidores. O principal alvo de Marçal na pré-campanha é o prefeito Ricardo Nunes, de quem o coach espera tirar os eleitores mais à direita.

    A entrada do coach na disputa fez com que a campanha de Nunes acelerasse a escolha do candidato a vice-prefeito, que será o coronel da reserva Ricardo Mello Araújo, ex-comandante da Rota e do Ceagesp e cujo nome foi endossado pelo exp-presidente Jair Bolsonaro e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

    Continua após a publicidade

    Segundo turno

    No único cenário de segundo turno simulado pelo Paraná Pesquisas com Pablo Marçal na disputa, ele perderia para Guilherme Boulos — teria 29,3% das intenções de voto contra 45,5% do candidato do PSOL.

    No recorte por faixas do eleitorado, Marçal atingiria os seus melhores percentuais nessa disputa entre os eleitores de 35 a 44 anos (35,6%), entre os homens (34,9%) e entre os jovens de 16 a 24 anos (32,7%).

    Seus piores desempenhos se dariam entre os eleitores com mais de 60 anos (21,3%), aqueles que têm até o ensino fundamental (23,1%) e as mulheres (24,6%).

    Continua após a publicidade

    Paraná Pesquisas

    O instituto ouviu 1.500 pessoas na cidade de São Paulo entre os dias 19 e 24 de junho. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.