Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Quem é o polêmico lutador que acompanhou Bolsonaro pelas ruas de NY

Renzo Gracie, membro de tradicional clã de lutadores do Brasil, já bateu boca com franceses por causa do presidente e ameaçou agredir críticos do governo

Por Camila Nascimento Atualizado em 21 set 2021, 16h23 - Publicado em 21 set 2021, 13h02

O lutador Renzo Gracie, que apareceu caminhando pela Quinta Avenida, em Nova York, ao lado do presidente Jair Bolsonaro e do seu assessor especial Max Guilherme Machado Moura, é membro da família Gracie, a mais tradicional no jiu-jitsu brasileiro, e tem um histórico razoável de polêmicas no currículo.

Em 2019, Renzo aceitou o convite do ministro do Turismo, Gilson Machado, então presidente da Embratur, para ser embaixador do turismo brasileiro, “honraria” que foi concedida a outras personalidades, como o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, que tempos depois foi preso no Paraguai. O lutador é dono de academias de jiu-jitsu nos Estados Unidos.

Menos de um mês depois de ter se tornado embaixador, Renzo se envolveu em um incidente diplomático com a França. Em um vídeo, o lutador chamou o presidente do país, Emmanuel Macron, de “palhaço” e disse que ele tinha um ” pescoço de franga”. O lutador também chamou a esposa do governante, Brigitte, de “dragão”. Na época, Macron e Bolsonaro se desentenderam por conta das queimadas na Amazônia.

Antes, o lutador havia ironizado a postura da França na Segunda Guerra Mundial, quando o país foi ocupado pela Alemanha, e citou um dos comandantes do governo nazista. Em sua conta no Twitter, Gracie publicou a frase “minha honra é minha lealdade” e o nome de seu autor, Heinrich Hinmler. Esse foi o lema das tropas de Hitler e chegou a estampar os cintos dos uniformes da SS, a milícia do governo nazista

Continua após a publicidade

O cônsul francês, o diplomata Brieuc Pont, reagiu aos ataques e insinuou que Renzo estava alcoolizado na gravação. “Cachaça deve ser consumida com moderação, e nó de gravata ajustado. Sem falar dos modos na mesa”, comentou no Twitter. Já um ex-segurança de Macron, Alexandre Benalla, chamou o lutador para briga. “Renzo Gracie parece ter uma boca muito grande. Se você quiser, eu proponho um (combate) no octógono. Seu discurso não é digno de um grande esportista”, publicou Benalla.

Renzo também chegou a ser preso após uma briga em frente a uma boate em Nova York em maio de 2014. O lutador e outras cinco pessoas agrediram seguranças do estabelecimento. Um deles afirmou que teve um braço quebrado ao ser derrubado pelo lutador. Renzo se declarou culpado e foi condenado a uma pena branda, de 10 a 15 dias de prestação de serviços comunitários.

Gracie já chegou também a ameaçar bater em opositores de Bolsonaro. Em 2020, ele estava entre os lutadores que se organizavam para agredir manifestantes a favor da democracia que estavam protagonizando protestos de rua pelo país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.