Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Quem é o empresário que derrubou as indicações para a cúpula da Petrobras

Carlos Suarez, 70 anos, é um empresário baiano fundador da OAS e atuante no setor de gás

Por Da Redação
6 abr 2022, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apesar de convidados, Adriano Pires e Rodolfo Landim não assumirão, respectivamente, a presidência da Petrobras e a presidência do Conselho de Administração da estatal. A indicação de ambos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cúpula da empresa foi minada pelas relações que ambos mantêm com Carlos Suarez, empresário baiano do ramo do gás, o que configuraria conflito de interesses dentro da Petrobras.

    Mas quem é o empresário? Carlos Seabra Suarez, 70 anos, entrou na vida empresarial através do setor de infraestrutura e construção. Seu sobrenome é representado pelo “S” da OAS, que fundou em 1976 ao lado de Durval Olivieri (“O”) e César Araújo Mata Pires (“A”). A empresa se expandiu internacionalmente ao longo das últimas décadas e, apesar de envolvida em denúncias de trabalho escravo e de corrupção na Operação Lava-Jato, se tornou uma das maiores empreiteiras do país.

    Suarez, no entanto, se afastou da sociedade empresarial na década de 1990. Influente na política, ele expandiu os seus negócios para o gás e não escapou das investigações da Lava-Jato. Chegou a ter a conta suíça de uma de suas empresas, a Termogás Internacional, bloqueada por suspeita de usá-la para lavagem de dinheiro em propinas recebidas por ex-funcionários da Petrobras. O empresário acabou absolvido.

    O milionário baiano ainda enfrenta uma denúncia do Ministério Público Federal por degradação ambiental na Ilha dos Frades, uma porção de terra paradisíaca localizada no território de Salvador.

    Hoje, Suarez é dono de algumas distribuidoras de gás no Brasil. Por conta disso, atua politicamente pela aprovação de propostas que forneçam subsídios para a construção de gasodutos. Ele fez pressão no Congresso, por exemplo, para vetar o novo marco regulatório do gás, proposto em 2019 pelo ministro Paulo Guedes (Economia) e aprovado em 2021, porque tirava poder das distribuidoras de gás. Na época da privatização da Eletrobras, também conseguiu, através de suas influências, incluir a obrigação do governo de contratar termelétricas a gás.

    A atuação empresarial de Suarez foi o que impediu que Pires e Landim assumissem os seus cargos na Petrobras. Segundo o que foi apresentado aos comitês internos da Petrobras, processos e acusações na Justiça indicam que Landim tem relações comerciais com o empresário baiano. Além disso, a consultoria de Pires, Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBIE), é contratada da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), ligada a Suarez. Ambas as situações são tratadas como conflitos de interesse.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.