Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PT vê Alckmin como trunfo para atrair votos para Lula no Sul

Perfil conservador do ex-tucano e suas relações políticas no centro são vantagens apontadas por aliados do ex-presidente na região

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Diogo Magri 4 jun 2022, 12h01

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) colocaram o pé na estrada pela primeira vez juntos na quarta-feira, 1º, rumo ao Sul do país, mais precisamente o Rio Grande do Sul, onde participaram de eventos ao lado de políticos locais, militantes e as cúpulas do PT e de partidos aliados da coligação encabeçada pelo ex-presidente, como mostra reportagem de VEJA desta semana.

Governador de São Paulo por quatro mandatos e rosto da moderação de centro na chapa lulista, Alckmin é visto por aliados de Lula como um trunfo considerável para atrair votos no Sul. “Pesquisas internas mostram um impacto muito positivo do lançamento do movimento com Alckmin no Sul e no Sudeste”, diz o deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador responsável pela costura de palanques regionais de Lula.

Petistas do Sul esperam que o perfil conservador do ex-tucano, que sempre lhe rendeu votações expressivas no interior de São Paulo, atraia identificação de eleitores sulistas com a chapa petista. “Alckmin tem influência entre conservadores, quebrando resistências”, diz o ex-governador gaúcho e ex-ministro Tarso Genro (PT). “Ele tem força eleitoral por seu perfil, que é muito parecido com o de ex-governadores do Paraná. Isso acaba ajudando bastante”, avalia o presidente do PT paranaense, deputado estadual Arilson Chiorato.

“É possível que o eleitor de centro, sem uma candidatura competitiva, migre para Lula por conta da rejeição a Bolsonaro. São eleitores da terceira via que podem dar uma importância maior ao vice e, nesse sentido, Alckmin é um grande ganho”, diz o cientista político Lúcio Rennó, da Universidade de Brasília (UnB).

Entre aliados de Lula, outro trunfo visto a partir de Alckmin são relações cultivadas há décadas pelo ex-tucano com influentes políticos locais de partidos de centro, que podem turbinar a capilaridade da candidatura do ex-presidente. No Rio Grande do Sul, a propósito, o eleitor pode acabar produzindo um voto tucano-petista. Membros do PSDB gaúcho, que articulam a campanha do atual governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) ao Palácio Piratini com o aval do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), admitem que seus eleitores combinem o voto estadual na chapa tucana com o voto para presidente em Lula.

Embora Alckmin seja um ativo importante no Sul, seu PSB e o PT de Lula ainda não se entenderam nos palanques gaúcho e catarinense. No Rio Grande do Sul, os pessebistas têm como candidato o ex-deputado Beto Albuquerque e cogitam até uma aliança com o PDT, o que abriria o palanque ao presidenciável Ciro Gomes (PDT). O PT tem como postulante ao governo o deputado estadual Edegar Pretto. A ausência de representantes do PSB nos eventos de Lula no estado gerou desconforto no ex-presidente. Os dois partidos esperam anunciar o desenlace de seus enroscos nos palanques estaduais até o próximo dia 15.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.